Redução é referente ao mesmo período de 2017, quando foram presas mais de mil pessoas. Balanço das atividades desse ano foi apresentado pela Segurança Pública do Acre.
O número de pessoas presas em flagrante reduziu de 1.119 no primeiro trimestre de 2017 para em 714 no mesmo período de 2018, uma redução de mais de 36%.
Os números foram apresentados pela Segurança Pública do Acre (Sesp-AC) durante divulgação do balanço das ações realizadas em coletiva nesta segunda-feira (23).
O balanço foi apresentado pelo secretário da Sesp-AC, Vanderley Thomas, da Polícia Civil do Acre, Carlos Flávio Portela, e o coordenador do Departamento de Polícia da Capital e do Interior (DPCI), delegado Nilton Boscaro.
Ao contrário do número de pessoas presas em flagrantes, a quantidade de mandados de prisões cumpridos no período divulgado aumentou em mais de 200%. Nos primeiros três meses do ano de 2017 foram cumpridos 314 mandados. Já em 2018 foram 1.002.
A quantidade de armas apreendidas também diminuiu. Neste ano, a polícia apreendeu 110 armas de fogo contra 222 apreendidas no trimestre de 2017.
Ainda, segundo os dados da Segurança, ano passado foi apreendido mais drogas no estado. O balanço mostra que esse ano a polícia conseguiu tirar de circulação 104 quilos de entorpecentes. Em 2017 foram apreendidos mais de 119 quilos.
Um dos destaques da Segurança Pública durante a coletiva foi a Operação Repratiar, que prendeu diversas pessoas, apreendeu veículos em vários municípios do Acre. A ação teve prisão também nos estados do Mato Grosso e Amazonas.
“Quanto mais pessoas são presas, mais surgem, quanto mais droga apreendida outra de melhor qualidade é adquirida. A Operação Repatriar foi nessa linha, com foco no capital dessas organizações. Vamos continuar, e entendemos que a prisão pela prisão fazemos muito, mas temos que rastrear todo capital”, falou Portela.
O secretário ressaltou que todas as operações da polícia tem resultados positivos. “Todas as operações têm sido exitosas, sempre com o foco não só de retirar essas pessoas de circulação, mas também de atacar e desoxigenar o patrimônio dessas organizações criminosas. Temos interrompido”, garantiu.
O secretário Vanderley Thomas acrescentou que as ações da polícia têm o empenho de diversos agentes da segurança, escrivães, delegados, além da perícia criminal.
“Nossa perícia criminal, que de uma maneira muito comprometida apresentou resultados positivos. Temos mais de 100 quilos de drogas apreendidos, mais de 1 mil mandados cumpridos. É a Polícia Judiciária mostrando que está comprometida com a segurança do estado”, assegurou Thomas.