Operação ocorreu na sexta-feira (20) e contou com apoio do Bope. Dos presos que passaram pela fiscalização, somente um não estava em casa no horário determinado.
Uma operação do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) fiscalizou 155 presos do regime semiaberto que estão sendo monitorados eletronicamente. A ação ocorreu na noite de sexta-feira (20) na região do Segundo Distrito de Rio Branco.
Dos detentos que foram fiscalizados, apenas um não estava em casa no momento da abordagem policial. Ele foi recolhido pelos agentes e deve ser apresentado ao juiz na audiência de custódia.
O diretor-presidente do Iapen, Aberson Carvalho, disse que ao todo, são 355 presos que utilizam monitoramento eletrônico na região do Segundo Distrito. Segundo ele, a operação ocorre uma vez por mês para aferição de sinal, controle de horário, e verificar eventuais problemas em tornozeleiras eletrônicas.
“Foi um sucesso a operação, verificamos instabilidades que poderiam estar ocorrendo no sistema e fomos também verificar também a questão dos cumprimentos das decisões. Essa operação especial realizamos uma vez ao mês. No entanto, a monitoração é feita 24 horas por dia”, afirmou Carvalho.
No Acre, são 1,3 mil presos do regime semiaberto utilizando as tornozeleiras eletrônica, sendo que em Rio Branco são pelo menos 900 detentos.