Mais de 40 mil kits que fazem a conversão do sinal analógico para o digital vão ser distribuídos para famílias.
A TV analógica com a imagem de chuviscos e ruídos no som está com os dias contados. No Acre, esse sinal vai ser desligado no dia 14 de agosto na capital acreana Rio Branco e duas cidades do interior do Acre, Bujari e Senador Guiomard.
O kit, que faz a conversão do sinal analógico para o digital, vai ser distribuído gratuitamente para famílias de baixa renda.
Ao todo, serão distribuídos 45 mil kits para famílias participantes de programas sociais do governo federal. O kit é formado por uma antena, cabo e conversor. Os beneficiados podem ligar no telefone 147 e saber qual o ponto de retirada mais próximo da residência deles.
O diretor regional do Seja Digital, Carlos Gel, explicou a importância de instalar o equipamento. “Não adianta pegar o kit e não instalar. O sinal digital não chega e não pode usufruir dos benefícios da TV digital com som e imagem de cinema. Tem funcionalidade com partes de acessibilidade para pessoas que têm deficiência auditiva e visual”, complementou.
Representantes dos três municípios, onde o sinal analógico vai ser desligado, assinaram um termo de compromisso com a empresa Seja Digital, responsável pela transmissão do sinal. Nas cidades vai haver uma equipe para orientar as famílias como fazer a instalação do aparelho.
O gerente regional do Seja Digital, Felipe Guedes, garantiu que as equipes vão trabalhar intensamente para que a população esteja com o sinal digital
“Durante 30 dias vai estar aparecendo, a partir do dia 14 de agosto, uma mensagem dizendo que o sinal analógico vai ser desligado. Depois desse período vai ficar só o chiado da TV de quem não fez a conversão”, falou.
Rede Amazônica transmite desde 2012
Não é preciso esperar até agosto para ter o sinal digital em casa. Com um conversor, o telespectador tem acesso a todo material digital. Inclusive, a Rede Amazônica Acre já transmite com toda qualidade de imagem do sinal digital desde 2012.
“Desde 2012 já está disponível para todos os telespectadores. Aqueles que já têm TV digital já está todo preparado para receber. Quem tiver a TV de turbo é só adquirir o kit”, ressaltou a engenheira da Rede Amazônica Juliana Anjos.