Em apenas três dias de abril já choveu 87% do esperado para todo o mês no município de Rio Branco. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acumulado é de 161,2 milímetros de chuva.
O major Cláudio Falcão destaca ainda que o Rio Acre, em Rio Branco, marcou 9,84 metros nesta quarta-feira (4), subindo 1,62 metro nas últimas 24 horas.
“Muita chuva para esses primeiros três dias, bem acima da média. Lembrando que nos últimos 13 anos tivemos inundações em Rio Branco durante o mês de abril em duas vezes”, lembrou Falcão.
Cheia do Rio Acre
Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Rio Branco chegou preparar o Parque de Exposições Wildy Viana para receber vítimas da enchente após o Rio Acre atingir 12,17 metros.
No mês seguinte, as primeiras famílias afetadas pela enchente na capital deram entrada nos abrigos após o rio atingir 14,25 metros e ficar acima da cota de transbordamento que é de 14 metros.
Ao todo, quatro famílias deram entrada no abrigo montado pela prefeitura. Das 13 pessoas no local, oito eram adultos e cinco crianças. Os desabrigados moravam no bairro Ayrton Senna, todos da Rua Campo Novo.
Nos dias seguintes o rio apresentou vazante, saiu da cota de alerta e as famílias retornaram para casa.