Ícone do site Ecos da Noticia

Em semana decisiva, Lula lança Celso Amorim ao governo do Rio hoje

ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ao Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (2), para participar de ato no Circo Voador, a partir das 18 horas, com o propósito de defender a sua candidatura nas eleições de outubro.


A manifestação, convocada pelo PT, também servirá para lançar o ex-ministro Celso Amorim ao governo do estado. Nas gestões de Dilma Rousseff e de Lula, Amorim esteve à frente das pastas da Defesa e das Relações Exteriores.


A viagem para o Rio, além de ser a primeira após os ataques sofridos pela caravana de Lula no Sul do país, também abre a agenda de uma semana decisiva, quando os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) julgarão, na próxima quarta-feira (4), habeas corpus que tenta evitar a prisão do petista, após condenação em segunda instância.


Lula teve os embargos de declaração negados pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), no dia 26 de março.


O TRF-4 também revisou, em janeiro, a pena imposta ao petista pelo juiz Sérgio Moro, e ainda aumentou a sentença contra ele, para 12 anos e um mês de prisão, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá (SP).


No habeas corpus que está no STF, os advogados de Lula pedem que ele só seja preso quando o processo transitar em julgado, ou seja, quando não couber recurso em mais nenhuma instância da Justiça. Depois do TRF-4, ainda há possibilidade de recorrer ao STF e STJ.


Esquerda


No ato de hoje, Lula contará com a presença de lideranças petistas, além de nomes de outros partidos de esquerda, a exemplo de Guilherme Boulos, do PSOL, e de Manuela d’Ávila, do PCdoB.


O evento ainda marcará o lançamento do livro A Verdade Vencerá – O povo sabe por que me condenam no Rio. Publicado pela editora Boitempo, o material traz entrevistas feitas com o ex-presidente pelos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, pelo professor de relações internacionais Gilberto Maringoni, e pela editora Ivana Jinkings. Em mais de 200 páginas, o petista fala sobre os bastidores políticos dos últimos anos, as eleições de 2018, e sobre o futuro.


Sair da versão mobile