Ícone do site Ecos da Noticia

Cruzeiro do Sul tem quase 3 mil hipertensos cadastrados na Prefeitura e ações são realizadas

Campanha alerta sobre cuidados básicos para prevenir hipertensão arterial. Números de cadastros deve ser maior.


A segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul, tem cadastrado 2,7 mil pessoas hipertensas. Nesta semana, a Saúde iniciou no município uma campanha que alerta sobre os cuidados e prevenção da hipertensão. Os números de pessoas acometidas com a pressão alta deve ser ainda maior.


Durante todo o mês de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul, realiza uma série de atividades voltadas para os cuidados e prevenções da doença. As atividades são realizadas em alusão ao dia de Combate a Hipertensão Arterial, no 26 de abril. Ana Cláudia Damasceno, coordenadora municipal da Saúde, acredita que número de pessoas hipertensas na cidade ainda seja muito falho.


“Não temos um número exato. Temos cadastrados em torno de 2,7 mil pessoas. Mas, temos algumas áreas que não têm agentes comunitários de saúde. Acredito que com essa campanha podemos aumentar o número de pessoas hipertensas cadastradas. Entre os fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (muito consumo de sal, frituras, entre outros), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário”, pontua.


Os alvos da campanha são funcionários de instituições públicas, comércios, supermercados, algumas empresas e escolas. Uma triagem cardiovascular vai ser feita durante os atendimentos.


“Com base nos resultados, se der alguma alteração, a pessoa fará o retorno até a unidade básica dele para fazer o acompanhamento com o médico”, explica Ana Cláudia.


Os principais sintomas da hipertensão são: dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar. O infarto do coração, AVC (Acidente Vascular Cerebral), insuficiência cardíaca e renal são algumas das consequências maléficas da hipertensão.


Os profissionais estão visitando os comércios, empresas e outros setores levando as atividades de triagem de P.A. (Pressão Arterial), de peso, relação de cintura e quadril, índice de massa corporal e teste rápido de glicemia.


Além dessas ações, os profissionais também estão levando palestras educativas para escolas, e, no dia 26 de abril, considerado o dia ‘D’ contra a hipertensão, será realizado um aulão com atividade física, aeróbica, zumba, alongamento e lanche na quadra coberta do bairro Cobal.


Os alvos da campanha são funcionários de instituições públicas, comércios, supermercados, algumas empresas e escolas. Uma triagem cardiovascular vai ser feita durante os atendimentos.  (Foto: Divulgação/ Coordenação Municipal de Hipertensão Arterial)

Os alvos da campanha são funcionários de instituições públicas, comércios, supermercados, algumas empresas e escolas. Uma triagem cardiovascular vai ser feita durante os atendimentos. (Foto: Divulgação/ Coordenação Municipal de Hipertensão Arterial)


Sair da versão mobile