Cinco membros de facção criminosa são condenados por incêndios e roubo


O Juízo da 4ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco julgou parcialmente procedente os pedidos formulados no Processo n° 0006980-97.2016.8.01.0001, para condenar mais cinco integrantes de facção criminosa, sendo: LEONARDO MOURA DOS SANTOS, LUCIANO OLIVEIRA DA SILVA, MANOEL CAMELO ALVES, MANOEL OLIVEIRA e OLIVEIRA, MARCELA VIRGÍNIA DA SILVA nas sanções da Lei n° 12.850/2013. A decisão foi publicada na edição n° 6.098 do Diário da Justiça Eletrônico, de segunda-feira (16).


Dos cinco acusados, quatro receberam pena definitiva de seis anos e oito meses de reclusão em regime inicial aberto, bem como pagamento de 43 dias-multa. Porém, MARCELA VIRGÍNIA DA SILVA foi condenada a cinco anos e quatro meses de reclusão, mas na mesma quantidade de pena multa.


O juiz de Direito Leandro Gross, respondendo pela unidade judiciária, denotou alto grau de reprovação social aos réus, tendo em vista a natureza da organização criminosa e a sua finalidade.


“Notadamente, os integrantes da facção são responsáveis pelo planejamento de grandes roubos em desfavor da sociedade local, incluindo o planejamento dos ataques de incêndios a ônibus e atentados aos órgãos de segurança local, ocorridos no mês de outubro de 2015”, destacou o magistrado.


De acordo com os autos, a motivação da prática criminosa foi resultante da morte de integrantes da facção, tendo a organização criminosa planejado e executado os ataques na capital acreana, com o fim de reagir à morte dos “irmãos”, circunstância reprovada pela sentença, uma vez que incitou a prática de outras condutas delituosas em detrimento da paz pública.


Os condenados ainda tiveram duas causas especiais consideradas na dosimetria para o aumento de pena: a utilização de arma de fogo e participação de infantes, já que os réus atuavam na atividade de cooptação de novos membros para fortalecimento da organização.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias