Público alvo são as vítimas da forte chuva que ocorreu entre os dias 13 e 14 de fevereiro desse ano. Medida deve beneficiar mais de 3 mil famílias.
A Caixa Econômica Federal vai fazer o pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as vítimas da enxurrada que ocorreu em Rio Branco entre os dias 13 e 14 de fevereiro desse ano. Para receber, o trabalhador precisa ter saldo nas contas do FGTS.
Ao todo, a Caixa quer beneficiar mais de 3 mil famílias e injetar cerca de R$ 2 milhões na economia local.
A medida vai ser realizada em parceria com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comdec) e a Prefeitura de Rio Branco. Nesta sexta-feira (20), vai ser divulgado cronograma de atendimento e pagamento do benefício.
Enxurrada
Ao todo, 30 bairros foram atingidos e 50 localidades afetadas. Foram diretamente atingidas 1,5 mil famílias, sendo ao menos seis mil pessoas, segundo a Secretaria das Cidades.
Entre os bairros atingidos estavam o Recanto dos Buritis, Baixada da Sobral, Bairro da Paz, São Francisco, Nova Estação e Residencial Santa Inês.
Em apenas 10 horas, choveu 277 milímetros, quase todo o esperado para o mês de fevereiro. A precipitação causou enchentes e transbordamentos em vários pontos da cidade e em diversos igarapés que cortam alguns bairros da capital.
A prefeitura chegou a decretar situação de emergência no dia 15 de fevereiro.
A maioria das ocorrências foi de casas alagadas, idosos e também animais que ficaram ilhados devido ao grande volume de água que tomou de conta das moradias. O Aeroporto de Rio Branco chegou a ser fechado.