Ameaça para todos nós: cientistas descobrem ‘zona de sombra’ na Terra

Comprimento da área é de 400 quilômetros e a largura máxima é de 100 quilômetros


 


Os cientistas noruegueses descobriram uma área “de sombra” na camada de gelo na Groenlândia, onde o gelo está se derretendo muito rapidamente. Isso, por sua vez, tem um impacto sobre o aumento do nível do mar e ameaça com inundação grandes áreas costeiras em todo o mundo, relata um portal científico.


De acordo com o Science Alert, os cientistas noruegueses descobriram uma área “de sombra” na camada de gelo da Groenlândia formada por uma mistura de poeira e fuligem.


À medida que o gelo se derreter rapidamente nesta área, este processo vai afetar o aumento do nível do mar, criando em vastas áreas costeiras por todo o mundo um risco de inundação, advertem os pesquisadores.


Segundo a mídia, o comprimento da zona “de sombra” é de 400 quilômetros e a largura máxima é de 100 quilômetros. O problema é que as algas escuras crescem neste território, o que muda a cor do gelo. Como resultado, o gelo perde sua capacidade de refletir os raios do sol e, assim, derrete mais rapidamente.


Ver imagem no Twitter


Ver imagem no Twitter


Ciência e Clima@CienciaClima

Por sua vez, a água contribui para o crescimento das algas, por isso a área “de sombra” aumenta. Assim é desencadeado um mecanismo que se autoalimenta, acelerando o derretimento do gelo.


Os especialistas dizem que a contribuição mais importante para a redução do volume de gelo vem da fuligem em consequência de incêndios florestais e outros processos de combustão. Eles são responsáveis por 73% das mudanças na capacidade da superfície do gelo para refletir os raios solares. Com informações do Sputnik Brasil.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias