Ícone do site Ecos da Noticia

“A tolerância será zero para a corrupção”, diz pré-candidato a governador pelo Avante


O pré-candidato a governador pelo Avante, professor universitário David Hall, disse ao Blog do Evandro Cordeiroque em seu governo a tolerância será zero para a corrupção. Ele disse, também, que tem esperança de romper, nas eleições desse ano, uma barreira instransponível até hoje no Acre, a da polarização entre PT e oposição. “Um dia os esquemas financeiros, a televisão, vão deixar de ser o fiel da balança de uma eleição ai vão prevalecer as ideias”, diz ele. A seguir, ele discorre sobre plataforma de Governo e o que tem para oferecer aos que precisam da saúde pública. Veja:


 


Blog – No que a sua pré-candidatura se difere das demais?


 


David Hall – Para começo de conversa eu sempre utilizo o termo “nós” porque se trata de um projeto coletivo, então a primeira barreira que a gente rompe é com esse personalismo. É um erro achar que se vai governar um estado sozinho, é preciso reconhecer o trabalho da equipe que está ali no dia a dia, que faz as coisas acontecerem.


Eu acredito que há uma urgente necessidade de renovação na política e renovar nada mais é do que mudar, mas a mudança não significa somente a oxigenação de novos quadros. A mudança que precisa ser alcançada é com relação a maneira como concebemos e atuamos na política, eis o nosso grande nosso grande desafio: mais do que ganhar essas eleições trata-se de fazer com que a sociedade reveja determinadas práticas que nos trouxe até aqui. Nós não somos só vítimas do caos que vem ocorrendo na política, somos também responsáveis, mas somos também a solução.


Enquanto todos os outros partidos estão organizando seus candidatos proporcionais com base no pragmatismo eleitoreiro onde se privilegia o aporte econômico, o tempo de tv e a quantidade de candidatos. Nós estamos promovendo um curso de qualificação para que os nossos candidatos possam apresentar propostas factíveis de serem implementadas e que respondam efetivamente aos anseios da população.


Os partidos que fazem parte da base de sustentação do governo ocupam as secretarias independentemente de qualificação técnica numa lógica perversa do famoso “toma lá dá cá” que os “especialistas” chamam de “coalizão”. Nós pretendemos romper com essa lógica convidando os profissionais mais competentes e capacitados, de caráter ilibado e que queiram contribuir para o desenvolvimento do estado independentemente de filiação partidária ou orientação ideológica.


Enquanto algumas candidaturas que estão postas falam sobre segurança pública numa perspectiva limitada do enfrentamento e da repressão, nós entendemos que a ausência de iluminação pública e o abandono do poder público na manutenção de parques contribui para a incidência de ações criminosas, ou seja, para além da estrutura mínima que um policial militar, por exemplo, deve ter como viaturas abastecidas e em boas condições, uniformes, coletes, armamento, balas, etc., que é dever do Estado, nós precisamos ir na raiz do problema ocupando o tempo ocioso dos jovens com políticas públicas emancipatórias para não serem cooptadas para o mundo do crime. Isso sim é uma visão holística que percebe que a segurança pública dialoga com outras áreas.


Se outras candidaturas apresentam propostas de maneira vaga, superficial e rasa procurando resolver problemas complexos com soluções simplórias, nós do Avante oferecemos um projeto de Estado com base em análises profundas e densas dos principais problemas que afetam a sociedade acriana e que são de responsabilidade do poder público dizendo de maneira clara e coerente o que nós vamos fazer, como nós vamos fazer e de onde vem os recursos para poder fazer.


A verdade é que a nova política nada mais é que a boa política!


 


Blog – O Avante anunciou sua pré-candidatura em conjunto com o Sanderson Moura e agora de forma repentina o Sanderson aparece como candidato ao senado pelo PRTB. O que aconteceu para haver essa movimentação inesperada e o quanto isso impacta na chapa majoritária do Avante?


 


David Hall – Olha o Sanderson é sem sombra de dúvidas um candidato que eleva o nível do debate e que certamente tem muito a contribuir nessas eleições, agora as pessoas são livres para entrarem e saírem do partido de acordo com suas convicções sem nenhum prejuízo. Nosso carinho e admiração pelo Sanderson continua inabalável, até porque ele representa esse movimento da nova política.


 


Blog – O País passa por uma turbulência política muito perigosa com relação a corrupção, caso seja eleito qual será a sua postura com relação a essa prática?


 


David Hall – Tolerância zero! A corrupção é inadmissível! É inconcebível que um gestor não tome conhecimento do que acontece nas secretarias, isso ocorre quando o governo é fatiado e distribuído para os partidos. A corrupção deve ser combatida não só pelo discurso, mas pela ação e não há ação melhor que o exemplo, o representante do povo tem que abrir mão de regalias e a conduta ilibada é um requisito mínimo. Se for adotada uma postura ríspida no sentido de buscar punir os envolvidos e reparar os danos causados ao erário público, isso irá inibir futuras ações ilícitas. Só para exemplificar na prática uma medida a ser feita é organizar os dados que são disponibilizados no portal de transparência pública. A maneira como esses dados são lançados hoje impossibilita a compreensão de qualquer um de nós. O problema não é a falta de informação, mas é que a informação chega intencionalmente de uma maneira completamente inacessível ao cidadão comum, daí a necessidade de nós organizamos esses dados de maneira clara e objetiva. A todo momento nós constatamos a interferência do governo nos órgãos de controle e fiscalização, como o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a própria Assembleia Legislativa. No nosso governo esses órgãos e instituições terão total autonomia e independência.


 


Blog – Com relação a saúde do nosso estado, o senhor já tem alguma proposta?


David Hall – Conversando com os cidadãos que fazem uso dos serviços públicos de saúde, no qual eu me incluo, podemos constatar reclamações recorrentes em relação ao mal atendimento, a demora para realização de exames e filas enormes. O que precisa ser feito? Melhorar o processo de seleção de pessoas. Quem trabalha na área da saúde precisa ter empatia, alteridade, um olhar de cuidado com o outro. Veja quem procura os serviços de saúde é quem está doente, daí você é mal atendido, às vezes o médico não é atencioso, servidores ficam nos celulares, enfim, esses são os relatos que chegam até nós. A prioridade não é só construir prédios! Temos que dá resolutividade, quem está doente não pode esperar meses para receber um exame, meses para fazer uma cirurgia!


 


Blog – Professor, para finalizar como você acha que irá romper com essa polarização das outras candidaturas que possuem recursos financeiros, tempo de televisão, etc.?


 


David Hall – Eu tenho escutado de pessoas que nem conheço que voltaram a sonhar com a nossa pré-candidatura e é justamente essa capacidade de sonhar que nós não podemos perder. Eu sonho que um dia não serão as pesquisas, os recursos financeiros, a quantidade de partidos ou o tempo de TV que irão ditar em quem devemos ou não escolher como representante. Nós do Avante temos esse sonho e tenho certeza que outras pessoas sonham com isso e nós iremos nos conectar em torno desse sonho para que torne realidade. Só depende de nós!


Sair da versão mobile