Ícone do site Ecos da Noticia

Sem material, entrega de ampliação da rede de fibra ótica no 2° Distrito de Rio Branco atrasa em um mês

Ampliação da rede estava prevista para o final de fevereiro, mas empresa não entregou material, segundo secretária. Nova previsão é que rede seja inaugurada até o final de março.

Prevista para ser entregue no final de fevereiro, a obra para ampliação da rede de fibra ótica em Rio Branco está atrasada. A informação foi confirmada, nesta terça-feira (6), pela secretária de Ciência e Tecnologia (Sect) Renata Souza.


A secretária afirmou que o motivo do atraso é que a empresa responsável pela entrega do material não conseguiu entregar dentro do prazo. A nova previsão é de que a rede seja colocada em funcionamento até o final de março.


“Tivemos um problema com relação à entrega do material. A empresa responsável não conseguiu entregar o material dentro do prazo que estipulamos. Entramos em contato e ela confirmou que entrega até o final de março. Para o lançamento, precisamos de 10 dias no máximo”, afirmou Renata.


A obra faz parte de um termo de cooperação técnica assinado no dia 26 de janeiro deste ano pelo estado e município. O termo garante a expansão da oferta de distribuição de internet no 2° Distrito da capital.


Com isso, a rede vai ser estendida da região da Corrente até o Conjunto Habitacional Cidade do Povo. A parceria quer melhorar a qualidade da internet nos órgãos públicos que ficam na região e, consequentemente, melhorar a oferta dos serviços.


Em reportagem publicada em janeiro deste ano, a secretária informou que a expansão também vai permitir a oferta de internet gratuita, nos mesmos moldes do programa Floresta Digital, à população dos bairros da região.


Conforme Renata, mesmo com a pretensão da internet social, ainda não há uma previsão para que a oferta de internet gratuita à população comece. Ela fala que o Estado já tem recurso para executar essa segunda fase. Entretanto, ainda é necessário concluir o projeto para poder licitá-lo.


O Telecentro na Cidade do Povo já está com a estrutura pronta, mas também aguarda equipamentos para ser inaugurado. A secretária afirmou que o local deve ser inaugurado na mesma data que a nova fibra ótica.


Sair da versão mobile