Portaria determinando capacitação foi publicada no Diário Oficial. Equipe deve cadastrar os usuários e liberar o acesso ao Sinesp.
A Segurança do Acre determinou a criação de um suporte técnico para capacitar os servidores no uso do novo sistema de registro de ocorrências. O Sistema Nacional de Segurança Pública (Sinesp) que deve interligar os municípios do estado e vai substituir o Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo).
A portaria nº 210, que determina a capacitação dos trabalhadores, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (8). O documento foi assinado pelo secretário de Segurança Pública, Emylson Farias da Silva e entra em vigor a partir da data de publicação.
O suporte técnico do Sinesp dever ser composto por servidores públicos certificados pelo Ministério da Justiça. Esses agentes devem prestar serviços de auxílio técnico aos usuários internos e externos do sistema em tempo integral.
A publicação destaca que o Sinesp tem o objetivo de atender as necessidades de Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) o que torna possível a integração entre órgãos de Segurança como as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC), Departamento de Trânsito do Acre (Detran-AC) e Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC).
A equipe de suporte também deve cadastrar os usuários e liberar o acesso ao Sinesp. Cada órgão ou entidade deve ter perfis de acesso próprios vinculados a agências e às áreas nas quais atuam.