Saiba por que Stephen Hawking nunca conquistou um Nobel

Físico britânico, morto nesta quarta-feira (15), era considerado o maior cientista na era pós-Einstein

 


físico britânico Stephen Hawking, que morreu em sua casa na madrugada desta quarta-feira (14), era considerado o maior cientista na era pós-Einstein. Ele desenvolveu estudos sobre gravidade, teoria quântica, relatividade, mas seu maior legado consiste nas descobertas que fez sobre buracos negros, em 1974.


Mesmo sabendo que suas descobertas revolucionaram a forma como o Universo é estudado, Stephen Hawking nunca ganhou um prêmio Nobel de Física. Agora, você sabe por quê?


De acordo com o a revista ‘Veja’, a resposta é bem prática. Para conquistar o Nobel, as descobertas científicas precisam ser comprovadas com observações, antes que haja a possibilidade de ganharem o tão renomado prêmio.


A teoria do físico, que passou a ser chamada de Radiação Hawking, era baseada em mecânica quântica. Em uma linguagem acessível, o cientista dizia que os buracos negros acabavam “evaporando” e desaparecendo por conta da emissão de radiação. No entanto, é difícil observar este fenômeno, que necessita de equipamentos mais avançados do que os que estão hoje disponíveis. De qualquer forma, o estudo foi amplamente aceito pela comunidade científica.


Quer um exemplo prático? Ainda nos anos 1920, Einstein propôs a teoria das ondas gravitacionais. Mas foi apenas em 2016 que a teoria do físico pode ter sido observada, e comprovada.


Até o próprio Stephen Hawking brincou sobre nunca ter ganhado um Nobel, em janeiro de 2016, durante uma entrevista à emissora BBC. “As pessoas procuraram miniburacos negros, mas até agora não encontraram nada. É uma pena porque, se tivessem, eu teria um Prêmio Nobel”, disse.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias