Ícone do site Ecos da Noticia

No Acre, mais de 360 celulares foram bloqueados só em fevereiro por causa de roubos, furtos e extravios

Somente na região norte, 6.865 celulares foram bloqueados em fevereiro, segunda a Anatel. Bloqueio é feito pelas operadoras a partir do número de identificação dos aparelhos.

Em fevereiro, mais de 360 aparelhos de celulares foram bloqueados no Acre por motivo de roubo, furto ou extravio. A informação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).


Conforme os dados, somente na região norte foram quase sete mil celulares bloqueados em fevereiro. Quem lidera o ranking é o Amazonas (2.696) e em seguida aparecem o Pará (2.601), Rondônia (548) e o Acre com 363 aparelhos. Além disso, foram 243 em Roraima, 234 no Tocantins e 180 no Amapá.


No Brasil, o número de celulares é maior do que a população do país, são quase 250 milhões de aparelhos. Desse total, mais de 9,5 milhões estão bloqueados por motivo de roubo, furto ou extravio. Só no mês passado, foram 122 mil, uma média de quase quatro mil por dia.


O bloqueio do celular é feito pelas operadoras a partir do IMEI (International Mobile Equipment Indentity), que é o número de identificação do aparelho.


A partir de então, não é possível mais fazer ligação no aparelho e nem mesmo acessar a internet através do pacote de dados. O gerente de regulamentação da Anatel, João Zanon explicou como solicitar o bloqueio.


“O usuário pode solicitar o bloqueio só fazendo identificação dele e passando o número da linha e o momento que ocorreu a eventualidade do roubo, furto ou extravio. Aí, a prestadora é capaz de buscar na rede dela qual que era o IMEI que estava atrelado àquele terminal naquele momento”, informou Zanon.


Sair da versão mobile