No AC, Grande Loja Maçônica lança campanha para ajudar imigrantes venezuelanos em Boa Vista

Campanha tem apoio da Rede Amazônica e quer arrecadar alimentos, roupas e medicamentos para venezuelanos que buscam refúgio em Roraima.

Boa Vista está tomada por imigrantes venezuelanos. Muitos deles chegam a pé, encaram mais de 200 km na BR-317 até a capital de Roraima. Fogem da fome, da falta de remédios, da instabilidade política, da super inflação, que chega a 700% na Venezuela . Mas, a situação do lado brasileiro também é complicada.


Os abrigos montados em Boa Vista estão lotados. Nas casas alugadas vivem mais de 30 pessoas. Famílias inteiras dormem em praça pública. E todo esse sofrimento sensibilizou a Grande Loja Maçônica de Roraima e o Grande Oriente do estado, com apoio do Grupo Rede Amazônica. Em conjunto, as instituições encabeçam a campanha “Ajuda Humanitária Brasil/Venezuela”, agora, lançada no Acre, na noite de quinta-feira (8).



“Estamos lançando essa campanha para arrecadas alimentos, medicamentos, dinheiro também para que possamos dar assistência a essas pessoas que estão no relento. São seres humanos, famílias inteiras que estão acampadas em Boa Vista”, explicou Fernando Zamora, grão-mestre da Loja Maçônica do Acre.


O último balanço divulgado pela prefeitura de Boa Vista, no início de fevereiro, mostra que a cidade já abriga mais de 40 mil venezuelanos, o que corresponde a quase 10% do total de habitantes da capital roraimense. Toda a arrecadação dessa campanha será direcionada para diminuir o sofrimento desses imigrantes. A campanha já tem o apoio das lojas maçônicas de todo o país.


“Trabalhamos com essa parte social, essa questão dos carentes, e a Grande Loja Maçônica do Acre não poderia deixar de estar nesta campanha em prol dos refugiados”, disse Valmiki Francisco da Silva, grão-mestre adjunto da Loja Maçônica do Acre.


Abrigo momento em Roraima está superlotado (Foto: Reprodução Rede Amazônica Acre)

Abrigo momento em Roraima está superlotado (Foto: Reprodução Rede Amazônica Acre)


Representantes da Rede Amazônica participaram da reunião de lançamento. O diretor institucional do Grupo, Antônio Luiz Campanari, falou da importância de apoiar a ação.


“Estamos fazendo isso em todos os estados da região Norte, onde temos nossas unidades. A situação em Boa Vista é calamitosa, hoje está tomada por pedintes nas ruas, crianças e mulheres doentes. Então, todas as maçonarias da região Norte estão empenhadas em levar um pouco mais de conforto a essas pessoas”, afirmou Campanari.


Como ajudar


As lojas maçônicas e parceiros vão receber donativos como remédios, alimentos, roupas, calçados, material de higiene. Por enquanto, o ponto de Coleta é a Grande Loja Macônica Acre, que fica na Rua Educandos, 21 – Vila Ivonete, Rio Branco.


Conta bancária para doações em dinheiro à campanha “Ajuda Humanitária Maçônica Brasil/Venezuela”


Banco do Brasil
Agência 0250-x
Conta corrente 117253-0


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias