Ícone do site Ecos da Noticia

Fevereiro de 2018 foi o mês mais chuvoso dos últimos 48 anos em Rio Branco

Média prevista para o período é de 280 milímetros de chuva, mas precipitação chegou a 624 milímetros dos dias 1 a 28 de fevereiro. Dados são da Defesa Civil.


O mês de fevereiro deste ano foi o mais chuvoso desde o ano de 1970 na capital acreana, Rio Branco. Dados da Defesa Civil do Estado apontam que entre o dia 1º e 28 de fevereiro o acumulado de chuvas ultrapassou em mais de 120% o esperado para o período.


Conforme o levantamento, divulgado neste sábado (3), nos 28 dias do mês de fevereiro de 2018 choveu um acumulado de 624 milímetros, sendo que a previsão para o período era de 280 milímetros.


O órgão afirma que a situação foi a primeira registrada em 48 anos, desde quando começaram as medições oficiais das chuvas e do volume de água do Rio Acre.


“Esse relatório é feito com base em dados dos pluviométros da Agência Nacional de Águas (ANA) e é levado em consideração a quantidade de chuva em Rio Branco e a média histórica que temos. A previsão para o mês de março é de chuvas e pode chover acima da média também”, informou o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel George Santos.


Enxurradas atingiram diretamente 1,5 mil famílias em Rio Branco (Foto: Divulgação/Ascom)

Enxurradas atingiram diretamente 1,5 mil famílias em Rio Branco (Foto: Divulgação/Ascom)


A prefeitura chegou a decretar, no último dia 15, situação de emergência após a enxurrada que atingiu a capital acreana entre os dias 13 e 14 de fevereiro. Ao todo, 30 bairros foram atingidos e 50 localidades afetadas. Somente em 10 horas choveu 277 milímetros.


As enxurradas acabaram atingindo diretamente 1,5 mil famílias, sendo ao menos seis mil pessoas, segundo a Secretaria das Cidades.


Ao todo, 500 kits foram distribuídos à comunidade pela Secretaria de Saúde Municipal. As famílias que receberam os kits são dos bairros Carandá, Recanto dos Buritis e Bairro da Paz. O kit era composto por balde, vassoura, sabão em pó, pano de chão e água sanitária.


O Corpo de Bombeiros registrou mais de 200 ocorrências somente no dia 14. A maioria das ocorrências foi de casas alagadas, idosos e também animais que ficaram ilhados devido ao grande volume de água que tomou de conta das moradias. O Aeroporto de Rio Branco chegou a ser fechado.


Sair da versão mobile