Categorias: Geral

Em Rio Branco, radares eletrônicos voltam a funcionar nesta sexta (16)

Publicado por

São 30 pontos de fiscalização instalados na capital acreana. Radares estavam em fase de testes desde de janeiro deste ano.

Com novas câmeras, mais modernos e inteligentes, os novos radares voltaram a funcionar nesta sexta-feira (16) em Rio Branco. Uma das principais mudanças é que as câmeras agora vão identificar carros com registro de furto e roubo.


Para substituir os antigos equipamentos, foram investidos R$ 3 milhões. A fase de testes iniciou em janeiro, mas os motoristas não foram multados nesse período.


Em entrevista à Rede Amazônica Acre, o Departamento de Trânsito do Acre (Detran-AC) informou que foram feitos vários estudos para garantir a segurança dos pedestres e dos próprios motoristas.


“Às vezes achamos que 40 quilômetros é muito pouco quando, na realidade, um cidadão perdeu a vida a menos disso”, explicou a diretora de Operações do Detran, Shirley Torres.


A diretora falou ainda sobre a novidade de os radares agora identificarem carros roubados ou furtados. Ela disse que o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) vai ser acionado logo que o veículo passar pelo radar.


“Se o cidadão registrou a ocorrência de furto ou roubo do seu veículo, quando ele passar por um desses radares, que chamamos de cerco eletrônico, o 190 vai ser acionado no mesmo instante”, confirmou.


Foram instalados 30 pontos de fiscalização em Rio Branco (Foto: Reprodução)


Pagamento no cartão de crédito

Outra novidade anunciada é a opção do pagamento no cartão de crédito para os débitos dos veículos, como IPVA, licenciamento anual e multas.


“Pessoas que desejarem parcelar haverá um guichê específico por uma empresa privada, que foi credenciada, e poderão apresentar um cartão de crédito da bandeira Master Card ou Visa e efetuar o pagamento”, contou o diretor-presidente do Detran-AC, Pedro Longo.


Ainda segundo Longo, a novidade é oferecida apenas para os moradores da capital acreana por enquanto. O Detran garante que o benefício vai ser levado para o interior do estado também.


“Nesse primeiro momento, deve procurar o Detran da Avenida Ceará. Ali vai procurar o guichê, emitir o boleto e em seguida se desejar, em vez de um no barco e pagar à vista, vai procurar o guichê da empresa financeira e fará a opção na quantidade de parcelas que for melhor para ele”, concluiu.


Compartilhar
Publicado por