Confira programação da igreja católica para Semana Santa em Rio Branco

Celebrações seguem até o Domingo de Páscoa, dia 1º de abril. Na Sexta-feira Santa ocorre a encenação da Paixão de Cristo em frente ao Palácio Rio Branco.


O período católico da Semana Santa começou no último domingo (25), com a missa de Ramos, e segue até o próximo domingo (1º), quando é comemorada a Páscoa. Em Rio Branco, a Catedral Nossa Senhora de Nazaré divulgou a programação.


Nesta quinta-feira (29), ocorre a missa de Lava-pés, às 19 horas, na Catedral, no Centro da capital. A missa de Lava-pés, de acordo com a tradição cristã, recorda a celebração da última ceia de Cristo com os apóstolos antes da crucificação. A missa marca a instituição da Eucaristia e do Sacramento da Ordem.


Já na sexta-feira (30), a celebração da Paixão de Cristo será às 15h na Catedral. Após a celebração, os fiéis vão se reunir para a procissão às 17h, saindo da Catedral e passando pelo Centro da capital.


“Essa procissão tem uma motivação maior esse ano, que é uma grande caminhada pela paz. Estamos pedindo que os fiéis estejam de branco, levando velas, exatamente para fazermos uma grande manifestação em favor da paz, pedindo o fim da violência”, disse o padre Jairo Coelho.


Em seguida, os fiéis retornam para a frente do Palácio de Rio Branco, onde ocorre a encenação da Via Sacra.


No sábado (31), a Missa da Vigília Pascal acontecerá às 19h, na Catedral. Para os cristãos, essa é a celebração mais importante do calendário litúrgico.


No domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor ocorre o alvorecer da ressurreição na Concha Acústica, no Canal da Maternidade. A concentração está marcada para às 4h, com oração e muito louvor e em seguida às 5h, a missa.


O padre faz um convite aos católicos para participarem da programação da Semana Santa.


“A gente convida a todos para participar desses momentos, porque marcam o centro da nossa fé cristã, que é o mistério pascal de Cristo. A vitória da vida sobre a morte e por isso, é importante que todos possam se unir para além de celebrar o mistério da nossa fé, também pedir a paz na nossa cidade”, concluiu o padre.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias