Ícone do site Ecos da Noticia

Com pilha de controle remoto e laranja, menino de 10 anos cria helicóptero no Acre: ‘quero ser mecânico de aeronaves’

Daniel mora em Mâncio Lima e já fez barco de bananeira, avião de isopor e outros. ‘Meus amigos me chamam de inventor’, diz ele que sonha em ver avião de perto.

Curioso, criativo e com o sonho de ser mecânico de aeronaves, o pequeno Daniel de Holanda Lima, de 10 anos, criou uma helicóptero usando laranja, uma pilha, fios, um motor velho de DVD e uma hélice de plástico. A engenhoca foi batizada por ele de ‘laranjocóptero’ e fez sucesso na cidade.(veja o vídeo)


O helicóptero de laranja, segundo o menino, que vive na cidade de Mâncio Lima, no interior do Acre, ainda não levanta voo, mas a carga que vem da pilha faz a hélice girar. Com muita seriedade e um pouco de descontração, o pequeno inventor é firme ao dizer: “Ainda vou criar um que voe, vocês vão ver”.


Daniel estuda na 4ª série do ensino fundamental e conta que sempre gostou de ver o pai, que é dono da única oficina de eletroeletrônicos do município, arrumando os equipamentos. Foi assim que ele, aos quatro anos, começou a fazer os próprios brinquedos. Ele é detalhista ao explicar como criou a invenção.


“Peguei a laranja na casa da vizinha, uma faquinha, furei, e coloquei a pilha. Aí puxei os fios para a parte de trás e coloquei a palheta. Depois só enfiei o motor de DVD e ele já começou a girar, eu sabia que ia rodar. Tudo muito simples, uma pilha de controle e um o motor de DVD”, disse.


“Meus amigos me chamam de inventor, e é isso que eu sou e quero para a minha vida”, fala.


O pequeno criador do laranjocóptero diz que inicialmente pensou em fazer o brinquedo de isopor mas, como não tinha o material, resolveu usar a laranja. Ele conta que essa não é a primeira invenção que faz.


“Já fiz um barquinho de talo de buriti [fruta], barco de bananeira, avião de isopor e todos funcionaram. Aprendi vendo meu pai mexer lá na loja. Quero trabalhar com helicóptero, ser mecânico de aviação. Pretendo fazer outros, mas só para brincar mesmo, porque eu gosto. A próxima invenção vou fazer um outro avião de limão”, complementa.


 Claudemir da Silva Lima, de 41 anos, pai de Daniel, diz que o filho quer seguir seus passos (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)

Claudemir da Silva Lima, de 41 anos, pai de Daniel, diz que o filho quer seguir seus passos (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)


O pai de Daniel, Claudemir da Silva Lima, de 41 anos, que trabalha como técnico de eletrônica há 25 anos sem nunca ter feito curso por falta de recursos e oportunidade, diz que Daniel é o único dos sete filhos que demonstrou interesse em seguir os passos dele.


“Nunca tive condições de fazer um curso de técnico em eletrônica, mas quero que ele consiga e realize o sonho dele, que é ser mecânico de aeronaves. Mesmo assim, me dediquei e aprendi, peguei umas instruções com alguns técnicos, aprendi vendo os outros fazerem e ele está seguindo meus passos”, fala o pai, orgulhoso.


Essa não foi a primeira vez que Daniel criou algum brinquedo diferente (Foto: Reprodução)

Essa não foi a primeira vez que Daniel criou algum brinquedo diferente (Foto: Reprodução)


O pai conta que o filho tem realmente o dom e quer incentivá-lo a seguir o sonho.


“Ele já fez barco, colocou motor com palheta, acho é interessante, ele já fez muitas coisas só que essa foi a primeira vez que eu resolvi gravar e tirar foto. Ainda estou tentando entender como foi que ele conseguiu fazer aquilo, mas achei interessante”, complementou.


Maria Suely Barbosa de Holanda, de 35 anos, mãe de Daniel, diz que o sonho dela é realizar o do filho, que é ver um avião de perto.


“Um dia ele chegou e disse que queria fazer os próprios brinquedos, que não precisava mais a gente comprar, aí começou a fazer. A gente nunca teve muita condição de comprar o que ele queria. Nunca registramos, mas teve um que ficou engraçado ele forrou todo de papel de adesivo”, falou.


“O sonho da vida dele é chegar perto de um avião, um dia ele vai conseguir ver como é um avião de verdade. Ele quer trabalhar com isso e vai conseguir”, finaliza.


Daniel disse que sonho é ser mecânico de aviação (Foto: Reprodução)

Daniel disse que sonho é ser mecânico de aviação (Foto: Reprodução)


Sair da versão mobile