Mesmo em face da vazante, o nível do rio Iaco ainda se encontra acima da cota de alerta
O rio Iaco, em Sena Madureira, saiu da cota de transbordamento. Na passagem de ontem para hoje a Defesa Civil Municipal registrou uma vazante considerável nas águas do manancial.
Ontem o nível amanheceu em 15,50 metros, contra 14,50 metros registrados na manhã desta sexta-feira, 23. Somente no período da noite a diminuição no volume das águas foi na ordem de 60 centímetros.
Mesmo com a vazante, muitas famílias continuam fora de suas casas. A grande maioria se encontra em casas de parentes e somente duas estão nos abrigos públicos que funcionam no Ginásio Hermilton Gadelha Pessoa e na Quadra da Escola Messias Rodrigues.
Em entrevista franqueada à imprensa nesta manhã, o coordenador da Defesa Civil em Sena, Carlos Dávila, fez uma recomendação às famílias. “Graças a Deus a vazante do rio Iaco tem sido expressiva, mas pedimos aos moradores que, por enquanto, não retornem para suas casas, afinal de contas ainda há previsão de chuva para os próximos dias. Em alguns casos quando a água descobre o assoalho da residência o morador já quer voltar, porém, isso não é recomendado”, comentou.
Esse princípio de enchente comprometeu, de certa forma, o abastecimento de água feito pelo Depasa nos Bairros. De acordo com Barna Alves, representante do Depasa na cidade, a equipe está fazendo todo o esforço necessário para minimizar o problema.
Mesmo em face da vazante, o nível do rio Iaco ainda se encontra acima da cota de alerta que é de 14 metros.