Rio Iaco sobe quase 2 metros em 24 horas e Defesa Civil monitora volume de chuvas

Defesa Civil de Sena Madureira diz que elevação é normal para o período chuvoso e que ainda não há casos de famílias atingidas ou desalojadas.


O Rio Iaco, no município de Sena Madureira, subiu 1,93 metros de 6h de segunda-feira (5) até o mesmo horário desta terça (6). A elevação súbita no nível do manancial, que saiu de 5,18 metros para 7,11 metros, foi provocada pelas constantes chuvas na cidade. A Defesa Civil monitora a situação e o volume de chuvas. A informação foi confirmada pelo coordenador municipal do órgão, Carlos D’Ávila.


O coordenador destaca que, apesar da elevação, o nível ainda está longe da cota de alerta (13,50 metros) e também da de transbordo (14 metros). Por isso, até o momento, nenhum bairro foi atingido.


“Monitoramos a situação durante o ano todo. Essa elevação é normal para o período chuvoso e como o rio está com o nível baixo a situação não é preocupante. As pessoas podem ficar tranquilas, ainda estamos longe da cota de alerta”, afirma.


Defesa Civil diz que elevação no nível do Rio Iaco é normal e monitoram chuvas (Foto: Divulgação/Prefeitura de Sena Madureira)

Defesa Civil diz que elevação no nível do Rio Iaco é normal e monitoram chuvas (Foto: Divulgação/Prefeitura de Sena Madureira)


Rio Acre

Somente nos quatro primeiros dias de fevereiro, a Defesa Civil do Acre registrou 65,8 milímetros de chuvas em Rio Branco, capital acreana. Nesta terça (6), o manancial chegou a 6,88 metros.


Ainda nesta terça (6), conforme a Defesa Civil, o Rio Acre em Brasileia atingiu o nível de 5,13 metros, ficando bem abaixo da cota de alerta (9,80 metros).


O mesmo ocorreu em Xapuri, onde o manancial marcou menos de 5 metros. Nesta terça (6), a medição feita pela Defesa Civil registrou o nível de apenas 4,70m no município.


Mas, o nível mais bairro registrado foi em Assis Brasil. O Rio Acre no município chegou a 3,79 metros após uma redução de 1,49 metros em 24 horas, já que na segunda (5) marcava 5,28 m.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias