Ícone do site Ecos da Noticia

Rio Acre baixa mais de um metro em 24 horas em Rio Branco

Nível do manancial saiu de 13,58 metros na medição das 9h de quarta-feira (21) para 12,50 metros no mesmo horário desta quinta (22), segundo dados da Defesa Civil do Estado.


O nível do Rio Acre segue dando sinais de vazante na capital acreana, Rio Branco. Nas últimas 24 horas, o manancial diminuiu mais de um metro e está abaixo da cota de alerta, 13,50 metros. As informações são da Defesa Civil do Estado.


O manancial chegou a ultrapassar a cota de transbordo, 14 metros, na segunda-feira (19), quando marcou 14,05 metros. Os bairros Ayrton Sena, Seis de Agosto e Base foram atingidos pelas águas e cinco famílias foram levadas para o abrigo no Parque de Exposições Wildy Viana e continuam no local até esta quinta.


O coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel George Santos, disse que a situação de vazante ocorre também nos municípios do interior. Segundo ele, a baixa no nível do rio é devido à falta de chuvas fortes nos últimos dias.


“A situação continua de vazante, porque não tirveram precipitações consideradas na bacia e vai persistir assim caso não ocorram chuvas significativas nos próximos dias. Agora que a gente vai começar a receber a vazante maior da região de Xapuri e Brasileia”, informou o coronel.


No interior do estado, a situação dos rios também é de vazante. Em Assis Brasil, o manancial marcou 3,36 metros nesta quinta (22), sendo que no mesmo horário na quarta (21) estava com 3,20 metros.


Já em Brasileia, o rio baixou 62 centímetros, saindo de 2,94 para 2,32 m. Em Xapuri baixou 63 centímetros e está com 5,95 metros nesta quinta. No município de Capixaba a baixa foi de 1,18 metro e o nível está em 7,04 m.


Sair da versão mobile