Em alusão aos 30 anos de fundação do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) do Mato Grosso, a corporação militar daquele estado realizou uma formatura na noite desta quarta-feira, 21, na sede da unidade. Durante a solenidade alguns militares foram condecorados com a Medalha do “Mérito das Operações Especiais”, entre eles, dois policiais militares do Acre: o major Assis Santos e o sargento Edson Barros.
Lotados no Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Acre (PMAC), ambos são formados no Curso de Operações Especiais, cujos concludentes são chamados de “caveiras”. O oficial, que assumiu o comando do BOPE acreano em 2017, é formado no primeiro curso oferecido pela Polícia Militar do Mato Grosso (PMMT), em 2009. Já o sargento é oriundo da segunda turma, em 2013.
Para o major Assis Santos é uma grande honra ser condecorado com tal medalha. “Como homens das Operações Especiais, é uma grande honra termos sido homenageados por uma unidade que é referência na nossa área, em nível internacional. Isso é importante, pois aumenta nossa responsabilidade em contribuir com a evolução da PMAC e do nosso BOPE”, disse o oficial.
Prestigiaram a solenidade, o comandante-geral e o comandante do BOPE da Polícia Militar do Mato Grosso, coronel Marcos Vieira e tenente-coronel Ronaldo Roque, respectivamente.