Ícone do site Ecos da Noticia

Para acompanhar crescimento da filha, advogada monta home office e vira fotógrafa no Acre

Mara Rejane é multifuncional e concilia diversas funções. Ela também fez curso de maquiagem e trabalha com artesanato.


O nascimento da pequena Índia Mariah, de 7 anos, também significou o início de uma nova profissão para a advogada Mara Rejane, de 38 anos.


A fotografia sempre esteve de forma amadora na vida dela, que também é maquiadora, artesã e produtora deconteúdo para um canal no Youtube, que aborda várias questões.


“Quando minha filha nasceu há sete anos, senti necessidade de registrar seus primeiros passos, festinhas e, com isso, a fotografia entrou com tudo na minha vida”, relembra.


Mas, claro que tudo na vida é um processo. Mara também é mãe de Filipe, que está com 18 anos. Ele também teve toda a infância e adolescência eternizada por fotos, mas de forma amadora.


O direito não despertou a paixão da fotógrafa que tem alma de artista e, aos poucos, ela foi despertando cada vez mais o amor pelas imagens que tirava.


“Eu sempre tive câmera. Quando eu era adolescente, fazia ensaios da minha irmã caçula com minhas câmeras amadoras descartáveis, a máquina Love”.


Talvez muitos não recordem desse equipamento, mas a Love, era uma máquina fotográfica descartável, com mais ou menos 20 poses, que foi uma febre na década de 80.


“A gente fotografava, mandava a câmera pelo Correio, daí recebia as fotos. Geralmente uma 10×15 e mais duas miniaturas e uma nova câmera Love”, relembra a maquiadora.


Espaço para trabalho foi montado dentro de casa  (Foto: Mara Rejane/Arquivo pessoal )

Espaço para trabalho foi montado dentro de casa (Foto: Mara Rejane/Arquivo pessoal )


Esse tempo ficou para trás, mas o amor pela fotografia sempre esteve presente na rotina de Mara. “Foi com ela que tudo começou. Trabalhar em home office [escritório em casa], me possibilita acompanhar o crescimento dela. Eu fui sentindo a necessidade”, pontua.


As fotos de Mariah chamava a atenção de quem via e as pessoas começaram a perguntar se Mara não faria ensaios. Ela aceitou e começou um processo de profissionalização com cursos e muito estudo para chegar a um resultado realmente profissional.


Sobre trabalhar em casa, ela garante que tem o lado bom e o ruim. Ela diz ainda que é preciso estabelecer metas para que o trabalho atinja o objetivo.


“Tem duas faces da moeda, porque você se livra do trânsito, do estresse, calor, engarrafamento e horários predestinados. Mas, quando você está em casa, você tem que dividir horários também. Tem hora que você tem que trancar a porta e deixar os filhos de fora”, brinca.


Ela destaca ainda que é necessário ter uma rotina de trabalho para que o lucro seja gerado. “Quem tem home office não significa que não trabalha também. Porque, se você não tiver uma disciplina de colocar uma roupa, ir para frente do computador, do que tem que ser feito, você acaba não produzindo o suficiente para ter um salário”, alerta.


Mara também se profisssionalizou na maquiagem para dar mais qualidade ao tempo  (Foto: Mara Rejane/Arquivo pessoal )

Mara também se profisssionalizou na maquiagem para dar mais qualidade ao tempo (Foto: Mara Rejane/Arquivo pessoal )


Maquiagem e outras atividades

Junto com os ensaios profissionais, Mara também quis aprender a maquiar e assim otimizar o tempo.


“Senti necessidade por conta dos meus ensaios, eles sempre atrasavam por conta do maquiador. Como dependo da luz do dia para produzir o tipo de fotografia que gosto, sempre foi um problema. Como sempre fui uma mulher que gostei da área de beleza, fiz um curso em maquiagem e hoje maquio, não só para fotografia , mas também para eventos, pois os horários são totalmente compatíveis”, conta.


Além de tudo, ela também trabalha com artesanato. “Eu, como a maioria das pessoas, sou multipotencial, tenho vários dons e habilidades e me permito dar vazão a ele e não sacrificá-los em prol de uma só carreira”, diz.


Mara e a filha possuem um canal no Youtube, onde abordam várias questões  (Foto: Mara Rejane/Arquivo pessoal)

Mara e a filha possuem um canal no Youtube, onde abordam várias questões (Foto: Mara Rejane/Arquivo pessoal)


Canal no Youtube

Toda essa confiança e convicção para manter o escritório em casa precisou de todo um processo, revela Mara. “Ouvi muitos comentários, do tipo: ‘escolhe, menina’ ou ‘já, outra coisa?’ Mas, na verdade, tenho juntado minhas habilidades e uma complementa a outra”, diz.


O artesanato acaba dando suporte na fotografia. Ela também produz ensaios fotográficos que são entregues dentro de caixinhas produzidas manualmente por ela. “Tudo está perfeitamente conectado”, garante.


E, além de tudo isso, ela também produz material para um canal que tem no Youtube, onde fala um pouco sobre tudo. Viagens, rotina, criatividade e, claro, fotografia e maquiagem. Mara é ligada no 220. “O canal, assim como a minha vida, é um mix de possibilidades”, completa bem humorada.


A filha dela de 7 anos também tem um canal e, pelo visto, vai no mesmo caminho da mãe: criativa e comunicativa. No “Mariah Brinca”, a pequena conta também sobre a rotina e vai mostrando as descobertas que tem ao lado da mãe.


“Também produzo e monitoro o canal da Índia. Escolhi viver as dores e as delícias de ser mulipotencial assumida”, finaliza.


Sair da versão mobile