Serviço começou a ser implantado no Brasil em outubro do ano passado e já está em vigor em nove estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Os moradores do Acre vão passar a receber, a partir de segunda-feira (26), mensagens de alertas de inundações, alagamentos, temporais e deslizamentos de terra próximas às suas regiões.
O serviço começou a ser implantado no Brasil em outubro do ano passado e já está em vigor em nove estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O morador pode enviar o número do CEP para o número 40199 – é permitido cadastrar mais de um código postal. O serviço não tem nenhum custo para o cidadão e nem para o governo.
Os alertas são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelas Defesas Civis dos estados. Além de receber alertas de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, entre outros, os usuários também devem receber recomendações da Defesa Civil.
O sistema foi desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com os órgãos de Defesa Civil e as operadoras de telefonia móvel.