Pesquisar
Close this search box.
970x250 (1)

Hospital do Acre atendeu mais de 2,2 mil indígenas em 2017 em área adaptada

Média de atendimentos no Hospital das Clínicas em Rio Branco foi de 190 indígenas por mês, segundo núcleo. Ambiente é adaptado aos povos indígenas com objetos de aldeias.


Mais de 2,2 mil indígenas foram atendidos no Hospital das Clínicas (HC) em Rio Branco em uma área adaptada da unidade de saúde em 2017.


A informação é do Núcleo de Atenção à Saúde Indígena, que afirmou que a média de atendimentos no ano passado foi de 190 índios por mês.


Com um acolhimento diferenciado em respeito às tradições e cultura dos povos indígenas, a área da unidade é adaptada com ornamentação de objetos das aldeias e o atendimento é personalizado a esses povos.


A coordenadora do Núcleo, Débora Guimarães explica a importância da ação para o acesso dessas pessoas à saúde e assistência do estado. De acordo com ela, no ano passado foram 56 internações na unidade hospitalar e 73 óculos entregues.


“A gente atende eles de uma maneira diferenciada, porque se trata de uma população vulnerável. Eles têm as suas especificidades, com postura diferente e costumes. Se a gente não atender de uma maneira diferenciada, eles não conseguem ter acesso à saúde e assistência adequada que a gente fornece às demais pessoas. Por isso a Saúde tem esse olhar diferenciado”, destacou Débora.


Já na entrada do hospital, os indígenas que fazem tratamento ou buscam consultas na unidade são recebidos e levados para a sala adaptada. Segundo a coordenadora, a maior procura é para o setor de infectologia.


“A maior demanda que o hospital tem em relação aos indígenas é na área da infectologia. Na verdade, na maioria dos casos, essas pessoas têm muita dificuldade de encontrar, se comunicar e compreender o diagnóstico, então o setor existe justamente para fazer essa ponte, dá acessibilidade a esses pacientes”, disse a coordenadora.


O núcleo atende aos critérios estabelecidos em portaria do Ministério da Saúde que qualifica o atendimento a indígenas em hospitais da rede pública com o envio de recursos do Incentivo de Atenção Especializada aos Povos Indígenas.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias