Pesquisar
Close this search box.
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Fraudes bancárias pela internet crescem 297% em um ano

Para especialista, falta de informações sobre os golpes aplicados é o principal vilão

Cerca de 9,5 milhões de correntistas fazem mais de 80% de suas transações pela internet ou pelos aplicativos dos bancos, segundo um levantamento da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), referente a 2016. No mesmo ano, 57% das movimentações bancárias foram feitas em meios digitais.


As transações mais realizadas pelos brasileiros em meios digitais são transferências entre contas, pagamentos de faturas e consultas de saldos.


Com o aumento do acesso, crescem também as reclamações no Banco Central (BC). Em 2016, foram 425 queixas referentes ao sigilo e à segurança dos canais eletrônicos, contra 1.688 no ano posterior. O aumento é de 297%.


O coordenador do MBA em Marketing Digital da Fundação Getulio Vargas (FGV), André Miceli, consultado pelo ‘Extra’, explicou que o número de fraudes acompanha a quantidade de acesso.


Para o especialista, um dos vilões das fraudes é a falta de informações sobre os golpes aplicados. “Observamos que muitas pessoas recebem mensagens sobre supostas promoções ou falsos descontos e acabam clicando no link informado. A partir do momento em que a pessoa visita esse site, ela pode estar infectando seu celular ou seu computador com algum tipo de programa-espião, que rouba todos os dados pessoais, não somente os relacionados às movimentações bancárias”, explicou.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
(ac) banner ofertas fim de semana imbatível atacale 26a28 07

Últimas Notícias