Estado deve distribuir mais de um milhão de preservativos em cidades do Acre durante carnaval

Testes rápidos também devem ser oferecidos nos dias de folia. Ideia é reduzir o número de contaminação no estado.


Com a chegada das festas de carnaval, a Secretaria Estadual de Saúde do Acre b(Sesacre) já prepara dicas e orientações para a população. Esse ano, o tema definido pelo Ministério da Saúde é a prevenção combinada. A ideia é que, além do uso de preservativos, a população procure também pelos testes rápidos.


“Nesse período, a gente tem de intensificar, mas no dia a dia temos que falar. E pra isso nós estamos trabalhando nas escolas, nas secretarias de educação e saúde, com os ACS [Agente Comunitário de Saúde] que estão na ponta passando as informações a população”, explica o coordenador do Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Nelson Guedes.


A Sesacre destaca ainda que as cidades de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul estão na lista de municípios com maior índice de registro de casos de doenças sexualmente transmissíveis.


Para este carnaval, a Sesacre preparou uma verdadeira operação em conjunto com os municípios do estado para que a população seja orientada e, ao mesmo tempo, se previna durante o carnaval.


Ao todo, serão distribuídos em todos os municípios acreanos um milhão de preservativos. “Vamos ter montagem de tendas onde vai haver carnaval para que o Estado possa passar informações de prevenção e material educativo. Além da distribuição de camisinhas e gel e folhetos para educar e informar”, finaliza.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias