Ícone do site Ecos da Noticia

Equipe do Navio-Hospital da Marinha faz atendimento a internos do ISE no interior do Acre

Navio saiu de Manaus, no Amazonas, no dia 8 de janeiro, e deve atender as comunidades de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo até abril.


A equipe do Navio-Hospital da Marinha “Doutor Montenegro” atendeu, na manhã desta sexta-feira (16), os 66 internos do Instituto Sócioeducativo do Juruá (ISE). A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou uma unidade móvel, equipada com gabinete odontológico para auxiliar no atendimento, solicitado pelo diretor da unidade, Vanilson Barbosa.


O navio saiu de Manaus, no Amazonas, no dia 8 de janeiro, e deve atender as comunidades de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo até abril, quando retorna à capital amazonense.


Barbosa disse que o pedido visa garantir a saúde dos internos. Ele falou ainda que pediu que o atendimento fosse feito dentro da unidade para garantir a segurança dos internos e da sociedade.


“Assim que o navio chegou, encaminhei ofício solicitando esse atendimento. Eles ficam durante o período da manhã e vão atender a todos os internos. A logística para retirar os adolescentes para atendimento fora da unidade é complicada, com a Marinha vindo aqui fica bem mais fácil”, falou.


O diretor afirmou ainda que todos os internos vão ser atendidos pela equipe médica.


“Temos cinco clínicos, e dentistas. Vão ser feitos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Caso seja identificado algum caso, será acompanhado pela equipe técnica de saúde da unidade e, em caso de gravidade, será encaminhado para atendimento no Hospital do Juruá”, acrescentou Barbosa.


Um dos internos, que não teve o nome divulgado, contou que aprovou a iniciativa da direção do ISE e disse que o atendimento é muito importante.


“Esse atendimento é muito importante para nós, temos alguns adolescentes com alguns problemas de tosse e coceira na pele que incomoda muito. Essa oportunidade que o diretor trouxe é muito boa para nós, que estamos aqui pagando nossas dívidas”, afirmou.


Durante o período da tarde, o atendimento da equipe médica do navio vai ser direcionada aos profissionais que servem na agência da Marinha na cidade.


Para a próxima semana, os atendimentos serão direcionados para comunidades rurais ao longo da BR-364, até o que o nível do rio chegue a uma média que permita o deslocamento da embarcação.


Com o nível do Rio Juruá marcando 6,19 metros, na manhã de sexta-feira (16), abaixo do normal para o período do ano, o deslocamento do navio está comprometido. Para se deslocar, a embarcação precisa que o nível esteja em pelo menos entre 7 e 8 metros, no percurso entre Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo.


Sair da versão mobile