banner 970x250 (7)

Com Rio Acre acima da cota de transbordo, Deracre faz retirada de balseiros para evitar danos em pontes na capital

Pedaços de vegetação também impedem tráfego seguro no rio, segundo o diretor do Deracre. Equipe de ao menos seis pessoas se reveza para retirar balseiros de pilastras.


Com o Rio Acre acima da cota de transbordo, que é de 14 metros, o Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) iniciou uma operação para a retirada de balseiros – pedaços de árvores e outras vegetações que são arrastadas pelas águas – que acabaram se acumulando nas pilastras das pontes em Rio Branco e podem causar danos estruturais.


Os balseiros são carregados pela correnteza e se acumularam principalmente nas Pontes Juscelino kubitschek e Coronel Sebastião Dantas, conhecida como Ponte de Concreto, que ficam no Centro da capital acreana. Mas, o Deracre também monitora a situação na Passarela Joaquim Macedo e também na 4ª Ponte.


Ao G1, o diretor do Deracre, Cristovam Moura, explicou que uma equipe de ao menos oito pessoas trabalha se revesando para fazer a retirada dos balseiros.


“Há dois fatores importantes para a retirada, o primeiro é que os balseiros podem comprometer a estrutura das pontes e também a navegabilidade dos nossos rios. Então, queremos dar garantia estrutural às construções e permitir que o curso do rio esteja normal”, afirma.


Rio Acre

O Rio Acre, de acordo com a Defesa Civil de Rio Branco, ultrapassou a cota de inundação e atingiu 14,17 metros às 12 desta segunda-feira (19). Três bairros da capital acreana já foram afetados pelas águas, de acordo com o órgão, mas somente no bairro Ayrton Senna uma família foi retirada para a casa de parentes.


Com a inundação, a ponte sobre o Igarapé Redenção precisou ser interditada, na manhã desta segunda (19). Ao G1, o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel George Santos, a interdição da ponte ocorreu porque o igarapé é afluente do Rio Acre e também transbordou. Ele garantiu que nenhuma família foi atingida pelas águas e retirada de casa.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias