Ícone do site Ecos da Noticia

Bairros de Rio Branco atingidos por enxurrada passam por limpeza

Mutirão de limpeza ocorre inicialmente nos Bairros Estação Experimental, Recanto dos Buritis e Paz. Enxurrada afetou 30 bairros e atingiu 1,5 mil famílias, sendo um total de mais de 6mil pessoas.


Três bairros da capital acreana atingidos pela enxurrada começaram a receber os trabalhos de limpeza nesta sexta-feira (16). A informação foi confirmada pela Prefeitura Municipal de Rio Branco. Homens da Secretaria de Serviços Urbanos de Rio Branco (Semsur) iniciaram os trabalhos ainda na quinta (15) no bairro Estação Experimental.


Ainda segundo a prefeitura, as Ruas Princesa Isabel e Vital Brasil, do bairro Estação, são as primeiras contempladas com a retirada de lixo e entulhos. A limpeza segue nesta sexta nos bairros Recanto dos Buritis e Paz. A medida, segundo a prefeitura, foi tomada após os igarapés nos bairros apresentarem vazante.


A prefeitura decretou, na noite desta quinta-feira (15), situação de emergência após a enxurrada que atingiu a capital acreana entre os dias 13 e 14. Ao todo, 30 bairros foram atingidos e 50 localidades afetadas. Foram diretamente atingidas 1,5 mil famílias, sendo ao menos seis mil pessoas, segundo a Secretaria das Cidades.


O casal Andrenizia Aquino e Deivis Terris aproveitou o sol e colocou colchões, roupas, sapatos, documentos e outros pertences para secar. Andrenizia, que está hospedada na casa da mãe, na Rua Vital Brasil, falou que o carro do casal ficou danificado durante a enxurrada. Ela criticou ainda a falta de manutenção nos bueiros e galerias de esgotos.


“A prefeitura começou a passar ontem [quinta, 15] e retirar as coisas, só que isso [enxurrada] aconteceu por falta de manutenção. Nossa casa é alta, nunca tinha acontecido antes e fizemos a casa alta, porque antigamente alagava aqui. Foram feitos três bueiros, galerias enormes e porque uma estava entupida deu todo esse prejuízo”, reclamou.


Ainda segundo a professora, a população precisa se conscientizar de não jogar lixo nas ruas e bueiros, mas também disse que a prefeitura da cidade precisa toma medidas para evitar essas situações.


“A população também tem que ajudar, não jogar lixo, mas a prefeitura tem que fiscalizar, fazer manutenção e até autuar o morador que jogar lixo. Precisa ser feita uma campanha de conscientização das pessoas. É culpa de todo mundo, mas como a prefeitura representa a cidade tem que fiscalizar”, afirmou.


A aposentada Geralda Araújo Lima, de 73 anos, também espalhou os pertences no quintal para secar. Ela também é uma das moradoras da Estação Experimental afetada pelas águas. O muro da casa de Geralda caiu e abriu um buraco no quintal dela.


“Perdi tudo, fiquei só com a roupa do corpo. Minha feira foi toda para o lixo. Começamos a limpar desde o dia que aconteceu, jogamos vários entulhos fora”, concluiu.


Em apenas 10 horas, choveu 277 milímetros quase todo o esperado para o mês, 280 milímetros. A precipitação causou enchentes e transbordamentos em vários pontos da cidade e em diversos igarapés que cortam alguns bairros da capital acreana.


Ao todo, 500 kits foram distribuídos à comunidade pela Secretaria de Saúde Municipal. As famílias que estão recebendo os kits são as que moram nos bairros Carandá, Recanto dos Buritis e Bairro da Paz. O kit tem balde, vassoura, sabão em pó, pano de chão e água sanitária.


A maioria das ocorrências foi de casas alagadas, idosos e também animais que ficaram ilhados devido ao grande volume de água que tomou de conta das moradias. O Aeroporto de Rio Branco chegou a ser fechado.


Raimundo da Silva Rodrigues, de 18 anos, desapareceu desde o meio-dia desta quarta (14). Ele e os amigos tomavam banho no Igarapé São Francisco, na região do bairro Tropical, quando Rodrigues sumiu nas águas.


Dois bairros que foram mais afetados com o temporal tiveram a energia suspensa pela Eletrobras Distribuição Acre. O acumulado de chuvas nos primeiros 14 dias do mês já ultrapassou em 60% o esperado para todo fevereiro. Eram previstos 279 milímetros, mas, somente nesta terça (13), choveu 277,6 milímetros.


Ao todo, 30 bairros foram atingidos pela enxurrada (Foto: Prefeitura de Rio Branco/Divulgação)

Ao todo, 30 bairros foram atingidos pela enxurrada (Foto: Prefeitura de Rio Branco/Divulgação)


Sair da versão mobile