Ajuda foi garantida por ministro da Integração Nacional. Reunião com governador do Acre ocorreu em Brasília nesta terça-feira (20).
A capital acreana está em estado de emergência desde o último dia 15 após uma enxurrada atingir 30 bairros de Rio Branco entre os dias 13 e 14. Foram diretamente atingidas 1,5 mil famílias, sendo ao menos seis mil pessoas, segundo a Secretaria das Cidades.
Para reforçar o pedido, o governador Tião Viana foi até Brasília nesta terça-feira (20) e se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.
Barbalho garantiu, segundo o governo, o envio de mil cestas básicas, mais de 700 kits de limpeza, além de kits de higiene, colchões e outros materiais.
“O ministro já atendeu o pedido de Rio Branco e vim agradecer. Ele determinou o envio dos kits para o socorro e redução do drama das famílias pela cheia intensa e dramática de cerca de 20 igarapés dentro da cidade de Rio Branco, invadindo casas, ruas que não tinha como drenar tanta água em tão poucas horas”, disse o governador durante entrevista ao Jornal do Acre 2ª Edição.
Enxurrada
Em apenas 10 horas, choveu 277 milímetros quase todo o esperado para o mês, 280 milímetros. A precipitação causou enchentes e transbordamentos em vários pontos da cidade e em diversos igarapés que cortam alguns bairros da capital acreana.
Com o decreto, nº 154 de 15 de fevereiro de 2018, o município pretende dar celeridade no processo de resposta e assistência aos atingidos.