Nível do Rio Acre subiu mais de dois metros em 24 horas. Somente na terça-feira (13), choveu 277,6 milímetros, sendo que o esperado para todo o mês é de 279 mm.
O acumulado de chuvas nos primeiros 14 dias do mês já ultrapassou 60% do esperado para todo fevereiro. A informação foi repassada pela Defesa Civil do Estado.
O acumulado de chuvas previsto é de 279 milímetros, mas somente nesta terça-feira (13), choveu 277,6 milímetros.
Nos 14 dias choveu um acumulado de 446,6 milímetros, segundo o órgão e a previsão é de mais chuvas para os próximos dias. Com a situação, o nível do Rio Acre, em Rio Branco, tem subido. Nas últimas 24 horas ele aumentou dois metros.
Na medição das 12 horas de terça (13) o manancial marcava 10,92 metros e no mesmo horário desta quarta (14), ele chegou a marca dos 12,97 metros. A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo é de 14 metros.
“Historicamente chove mais na segunda quinzena de fevereiro do que na primeira, ou seja, vamos ter um acúmulo de chuva bastante elevado no mês de fevereiro, então possivelmente vamos alcançar a cota de transbordamento do rio. A previsão é que continue bastante chuva”, afirmou major do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão.
A forte chuva que atingiu a capital acreana nesta terça, causou diversos estragos em casas e ruas de Rio Branco. Moradores ficaram ilhados e muitos dizem ter perdido tudo. O Corpo de Bombeiros registrou mais de 200 ocorrências até o início da tarde de quarta (14).
A maioria das ocorrências foi de casas alagadas, idosos e também animais que ficaram ilhados devido ao grande volume de água que tomou de conta das moradias.
Dois bairros, que foram mais afetados com o temporal tiveram a energia suspensa pela Eletrobras Distribuição Acre ao meio-dia.
A empresa divulgou nota informando que a chuva causou transtornos em algumas localidades. A distribuidora diz que a suspensão do serviço no Recanto dos Buritis e Santa Inês foi orientada pela Defesa Civil.