Convênio que prevê a capacitação foi assinado pelo Governo do Estado e o Ministério da Justiça.
Agentes públicos de nove municípios do Acre vão receber capacitação para atuar no atendimento e identificação de casos de tráfico de pessoas na fronteira com países vizinhos. O convênio que prevê a capacitação foi assinado entre o Governo do Acre e o Ministério da Justiça. O encontro deve ocorrer em março de 2019.
A capacitação deve formar cerca de 220 participantes, divididos em 10 turmas, nos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Jordão, Plácido de Castro, Santa Rosa do Purus, Marechal Thaumaturgo, Cruzeiro do Sul e Rio Branco.
O projeto, de acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), também pretende desenvolver atividades em comunidades locais que possam evitar que jovens, principalmente mulheres, sejam pegos por traficantes e levados para outros países.
O convênio prevê ainda a organização de um encontro trinacional. No encontro, deve ser reforçado o debate de políticas públicas para o enfrentamento de tráfico de pessoas nas regiões de fronteira.
Os demais encontros de capacitação e comunidade devem ocorrer ao longo do próximo ano. As datas ainda vão ser definidas e os recursos também devem ser repassados. Para participar, os interessados devem procurar a Sejudh.