Rio está com o nível de 7,04 metros, nesta quinta-feira (18), e está abaixo da cota de alerta, que é de 11,80 metros.
Mesmo com as chuvas que têm caído na região do Vale do Juruá nos últimos dias, o nível do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul está abaixo da média para o período, de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do município, capitão Rômulo Barros.
O rio está com o nível de 7,04 metros, nesta quinta-feira (18), bem abaixo da cota de alerta, que é de 11,80 metros.
“Temos registro de chuvas normais dentro da previsão para o período do ano. Estamos com o nível muito abaixo do previsto para essa época. No momento, a situação é de monitoramento, mas a expectativa era que o rio tivesse entre a cota de alerta e transbordo”, falou.
Barros afirmou que os bombeiros estão com todo o efetivo em prontidão para qualquer eventualidade.
“Temos chuvas moderadas para os próximos dias. Em Cruzeiro, o acumulado está abaixo do esperado. Em Marechal Thaumaturgo já atingiu a média. As chuvas nas cabeceiras estão dentro do normal e nos afluentes a quantidade está abaixo do esperado. Isso justifica o nível apresentado”, falou.
O comandante disse ainda que em janeiro de 2017 teve um acumulado de 400 mm e foi muito acima da média para o mês, que é de 200 mm.
“A expectativa é que nos próximos dias o rio apresente elevação, já que em Porto Walter nas últimas 24h o nível do Rio Juruá subiu cerca de 2 metros e essa água deve chegar em Cruzeiro do Sul”, finalizou.