Estado e Município assinaram termo de cooperação para ampliar oferta do serviço nos órgãos públicos na região. Ampliação deve iniciar neste mês.
A rede de fibra ótica em Rio Branco vai ser ampliada a partir deste mês. Isso porque Estado e Município assinaram, na última sexta-feira (26), um termo de cooperação técnica para expandir a oferta de distribuição de internet no 2° Distrito da capital.
Com isso, a rede vai ser estendida da região da Corrente até o conjunto habitacional Cidade do Povo.
A parceria quer melhorar a qualidade da internet nos órgãos públicos que ficam na região e, consequentemente, melhorar a oferta dos serviços.
Renata Souza, secretária de Ciência e Tecnologia (Sect), explica que a expansão também vai permitir a oferta de internet gratuita, nos mesmos moldes do programa Floresta Digital, à população dos bairros da região.
“Todos os bairros que vão da corrente a Cidade do Povo vão ter acesso à interligação da fibra. Os serviços de escolas estaduais e municipais, as UPA’s [2° Distrito e Cidade do Povo], órgãos estaduais e municipais e Escola de Gastronomia vão poder utilizar da fibra. Posteriormente, vai ser lançado a internet social, que também vai poder usar dessa fibra”, pontua a secretária.
A previsão é de que as obras de ampliação iniciem até o fim deste mês, já que a licitação de contrato de execução e compra do material foram feitas. Segundo a Sect, o funcionamento da rede deve começar no fim de fevereiro.
Paralelo a isso, um Telecentro vai ser aberto na Cidade do Povo, ele deve ser inaugurado na mesma data que a nova fibra ótica.
Mesmo com a pretensão da internet social, Renata fala que ainda não há uma previsão para que a oferta de internet gratuita à população comece. Ela fala que o Estado já tem recurso para executar essa segunda fase. Entretanto ainda é necessário concluir o projeto para poder licitá-lo. “Esse processo já está correndo, isso deve acontecer este ano. Mas não há uma data definida”.