Ícone do site Ecos da Noticia

Para normalizar fornecimento de energia após incêndio, 12 geradores são enviados a Cruzeiro do Sul

Eletrobras não soube informar se equipamentos foram alugados ou comprados. Desde quarta-feira (3), cidades do Acre e Amazonas estão em rodízio de energia.


Para estabilizar de vez o fornecimento no Vale do Juruá e também em Guajará, no Amazonas, a Eletrobras informou que foram enviados a Cruzeiro do Sul 12 geradores de energia e 4 transformadores.


Os equipamentos saíram de Cujubim, em Rondônia, e devem chegar na cidade acreana ainda na quarta-feira (10), segundo previsões da distribuidora.


As cidades de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Guajará estão sendo abastecidas em forma de rodízio. Alguns bairros chegam a fica por mais de 5 horas sem energia.


O método teve que ser adotado após o incêndio que atingiu a termelétrica Guascor e danificou 16, dos 34 geradores de energia na quarta. São cerca de 120 mil consumidores atingidos diretamente.


O gerente regional da Eletrobras, Marcos Cavalcante, disse que são cerca de 1.200 km de distância e que a previsão é de que até quarta, os serviços sejam normalizados.


Ele também não soube informar se o material foi alugado ou comprado pela Guascor. “Todo esse material vai aumentar a geração e distribuição de energia e a previsão é que na quarta a gente normalize isso”, disse.


Cavalcante disse que até essa normalização, o rodízio vai continuar. “Tivemos uma certa estabilidade no sábado [6] e domingo [7], porque os órgãos públicos e a prefeitura ficam fechados, então tem uma economia maior que pode ser mandada para os bairros. O clima também está ameno e as máquinas podem trabalhar sem tanta dificuldade”, explica.


Cavalcante informou que a cidade está com a capacidade de 95% e apenas parte da zona rural está com o fornecimento interrompido.


“Nossa previsão é boa e pedimos que a população continue colaborando que estamos fazendo o possível para resolver o problema o mais rápido possível”, afirmou.


Entenda

A termelétrica foi atingida pelo fogo na manhã de quarta-feira (3) e danificou 16, dos 34 geradores de energia. Com o incidente, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul e Guajará, no Amazonas, ficaram sem energia e posteriormente funcionando em regime de rodízio.


A princípio, os Bombeiros informaram que o incêndio pode ter sido ocasionado por um curto-circuito nos painéis que recebem energia do gerador que faz a distribuição.


Sem gerador, a vacinação no município de Mâncio Lima está suspensa por tempo indeterminado até que situação seja normalizada. Ao menos 10 mil doses de vacinas foram enviadas para armazenamento em Cruzeiro do Sul, única cidade que segue parcialmente com uma energia estável.


O hospital de Rodrigues Alves também teve o atendimento comprometido.


Dois dias após o incêndio na Usina Termelétrica da Guascor, em Cruzeiro do Sul, deixar municípios do Acre e um do Amazonas sem energia, o governo do estado decretou expediente corrido, das 7h às 13h, em órgãos públicos estaduais em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial, e entra em vigor na data da publicação.


O Ministério Público do Acre (MP-AC) informou que vai instaurar um procedimento para apurar as causas do incidente.


O promotor de Justiça plantonista Thiago Marques Salomão informou que procedimento deve ser instaurado o mais rápido possível.


“No momento, nossa prioridade é tentar amenizar o problema. Já entramos em contato com a empresa, orientamos que seja feita uma escala de revezamento para que não os serviços essenciais não sejam prejudicados”, disse ao G1.


Incêndio atingiu a Guascor em Cruzeiro do Sul e afetou cidades do Acre e uma do Amazonas  (Foto: Arquivo/Bombeiros Acre)

Incêndio atingiu a Guascor em Cruzeiro do Sul e afetou cidades do Acre e uma do Amazonas (Foto: Arquivo/Bombeiros Acre)


Sair da versão mobile