Situação ocorre pouco mais de três meses após aposentada perder transplante por falta se medicamento para conservar órgão. Previsão é de que medicamento chegue em 15 dias ao estado.
Pouco mais de três meses após a aposentada Francisca Jansen perder um transplante de rim pela falta de custodiol no Hospital das Clínicas (HC), em Rio Branco, a situação volta a se repetir.
Segundo a Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados Renais do Acre (Apartac), mais rins deixaram de ser transplantados por falta do medicamento que o paciente deve tomar antes da cirurgia.
“Pegaram esses órgãos e mandaram para nacional [fora do estado] porque simplesmente não tinha essa medicação para fazer o procedimento cirúrgico. Ou seja, dois acreanos que sofrem fazendo o tratamento de hemodiálise há muitos anos não tiveram essa chance de sair do tratamento de hemodiálise, que é muito difícil”, reclama Vanderli Ferreira, presidente da Apartac.
Diretora do HC, Juliana Quintera explicou que são necessárias 20 unidades da medicação para o pré e pós operatório em cada transplante de rim.
De acordo com ela, o Estado tinha o medicamento disponível, mas foram feitos sete transplantes em 2017 e os remédios que sobraram venceram. Com isso, segundo ela, foi necessária uma nova abertura de licitação para renovar o estoque.
“Com a abertura do financeiro, a gente está emitindo as ordens de entrega e o empenho para que essa medicação venha de fora. É uma empresa de fora do estado que manda essa medicação. A previsão é de que daqui 15 dias essa medicação esteja em nossas mãos. Tentamos [fazer os transplantes] em outras unidades, mas o lote delas também tava vencido”, se explicou Juliana.
Apesar da promessa, Ferreira cobra uma solução do problema. “Causa revolta esse problema, ele já é antigo. A gente luta diariamente, pedindo ajuda dos políticos, mas ninguém olha para a situação. Já tivemos reuniões com o pessoal do governo e já fomos no Ministério Público com uma ação civil. A gente só pede a Deus pra tentar resolver essa situação”, finaliza o presidente da Apartac.