Ícone do site Ecos da Noticia

MP vai instaurar procedimento para apurar causas de incêndio em geradora de energia no interior do Acre

Incêndio atingiu a distribuidora de energia Guascor, nesta quarta-feira (3). Municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, no Acre, e Guajará, no Amazonas, foram prejudicados.


Após o incêndio que atingiu a distribuidora de energia Guascor nesta quarta-feira (3) em Cruzeiro do Sul, o Ministério Público do Acre (MP-AC) informou que vai instaurar um procedimento para apurar as causas do incidente, que deixou os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, no Acre, e Guajará, no Amazonas, às escuras.


O promotor de justiça plantonista Thiago Marques Salomão informou que procedimento deve ser instaurado o mais rápido possível. “No momento, nossa prioridade é tentar amenizar o problema. Já entramos em contato com a empresa, orientamos que seja feita uma escala de revezamento para que não os serviços essenciais não sejam prejudicados”.


Salomão afirmou ainda que é muito cedo para apontar um responsável pelo incidente sem conhecer as causas. “Vamos solicitar informações que estão sendo apuradas da Guascor, Eletrobras e dos Bombeiros. Depois vamos responsabilizar os responsáveis via judicial”, explicou.


O jurista disse ainda que nenhuma ação foi registrada ainda no órgão, mas que caso o consumidor se sinta prejudicado pode procurar diretamente a empresa. “A pessoa que sentir prejudicada pode procurar a empresa, até mesmo para evitar demandas judiciais. Caso não resolva, pode procurar a Justiça e o Ministério Público”, finalizou.


Entenda

Com o incêndio, o Centro de Operação onde funcionam os controles das subestações, computadores e medidores foi danificado. Desde o ocorrido, nenhuma das cidades voltou a ter o serviço de energia restabelecido totalmente.


Está sendo feito um rodízio para que as cidades possam ter parcialmente energia. Apenas Cruzeiro do Sul está com 60% da distribuição fixa. No total, 16 geradores de energia foram danificados, a distribuidora começou a fazer o rodízio na quinta (4).


Sair da versão mobile