Ícone do site Ecos da Noticia

Governo decreta expediente corrido em cidades que ficaram sem energia após incêndio em termelétrica de Cruzeiro do Sul

Órgãos públicos estaduais vão seguir expediente corrido, entre 7h e 13h, em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Horário de serviço deve ser seguido até que seja divulgada uma nova decisão.


Dois dias após o incêndio na Usina Termelétrica da Guascor, em Cruzeiro do Sul, deixar municípios do Acre e um do Amazonas sem energia, o governo do estado decretou expediente corrido, das 7h às 13h, em órgãos públicos estaduais em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial, e entra em vigor na data da publicação.


O horário de serviço deve ser seguido até que seja divulgada uma nova decisão. Caso seja necessário, os secretários de estado e outras autoridades da http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração pública também podem requisitar servidores para trabalhar em expediente normal.


Já o atendimento nas unidades de saúde como o Atendimento Médico Especializado, Serviço de Apoio Diagnóstico, Setores de Internação, Centro Cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e Central de Agendamento de Cirurgias, devem continuar funcionando normalmente.


Com o expediente corrido, os órgãos públicos e entidades da http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração estadual devem garantir ainda os serviços essenciais ao público por meio de escalas de serviço ou, ainda, por meio de plantão.


Municípios do Acre e um do Amazonas estão parcialmente sem energia  (Foto: Arquivo Pessoal)

Municípios do Acre e um do Amazonas estão parcialmente sem energia (Foto: Arquivo Pessoal)


Entenda

Com o incêndio, o Centro de Operação, onde funcionam os controles das subestações, computadores e medidores, foi danificado. Além das cidades do estado, Guajará, no Amazonas, também ficou sem energia.


Ainda na quarta (3), a energia começou a ser reestabelecida parcialmente, com 50% do funcionamento total. No mesmo dia, a distribuidora informou que iria fazer rodízio de energia nas cidades afetadas.


Após a constatação de que 16 geradores de energia foram danificados, a distribuidora começou a fazer o rodízio na quinta (4). A distribuidora disse ainda que está fazendo o necessário para tentar contornar os problemas na rede.


Sair da versão mobile