Órgãos públicos estaduais vão seguir expediente corrido, entre 7h e 13h, em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Horário de serviço deve ser seguido até que seja divulgada uma nova decisão.
Dois dias após o incêndio na Usina Termelétrica da Guascor, em Cruzeiro do Sul, deixar municípios do Acre e um do Amazonas sem energia, o governo do estado decretou expediente corrido, das 7h às 13h, em órgãos públicos estaduais em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial, e entra em vigor na data da publicação.
O horário de serviço deve ser seguido até que seja divulgada uma nova decisão. Caso seja necessário, os secretários de estado e outras autoridades da http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração pública também podem requisitar servidores para trabalhar em expediente normal.
Já o atendimento nas unidades de saúde como o Atendimento Médico Especializado, Serviço de Apoio Diagnóstico, Setores de Internação, Centro Cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e Central de Agendamento de Cirurgias, devem continuar funcionando normalmente.
Com o expediente corrido, os órgãos públicos e entidades da http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração estadual devem garantir ainda os serviços essenciais ao público por meio de escalas de serviço ou, ainda, por meio de plantão.
Entenda
Com o incêndio, o Centro de Operação, onde funcionam os controles das subestações, computadores e medidores, foi danificado. Além das cidades do estado, Guajará, no Amazonas, também ficou sem energia.
Ainda na quarta (3), a energia começou a ser reestabelecida parcialmente, com 50% do funcionamento total. No mesmo dia, a distribuidora informou que iria fazer rodízio de energia nas cidades afetadas.
Após a constatação de que 16 geradores de energia foram danificados, a distribuidora começou a fazer o rodízio na quinta (4). A distribuidora disse ainda que está fazendo o necessário para tentar contornar os problemas na rede.