Procedimentos estão se acumulando na delegacia. Nesta sexta-feira (6), de dez procedimentos, apenas um foi realizado por causa da falta de energia.
Além dos prejuízos causados a comerciantes, açougueiros, hospitais e cidades vizinhas, a Delegacia de Cruzeiro do Sul também está com quase 90% dos serviços prejudicados, de acordo com o delegado Luis Tonini. O problema começou após o incêndio na Distribuidora de Energia Guascor, nesta quarta-feira (3), que deixou Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, no Acre, e Guajará, no AM sem energia.
“Infelizmente, com esse problema, a gente também está sendo muito prejudicado com essa situação. Hoje estávamos no meio de um procedimento e nem conseguimos terminar”, disse.
No momento em que a equipe do G1 fazia a reportagem, houve uma queda de energia na delegacia e mais um procedimento teve que ser interrompido. “Desde quarta [3], temos dez procedimentos parados, porque não estamos conseguindo realizar e agora mais esse que acabou sendo interrompido”, complementa o delegado.
Tonini explica ainda que os boletins de ocorrência só podem ser feitos quando há energia. “As vítimas chegam aqui e não tem energia, estamos tendo que pedir que retornem, mas sempre sem saber se vai ter energia disponível”, complementou.
A segurança da delegacia no período da noite está sendo reforçada, já que por duas noites seguidas a delegacia ficou sem energia por horas. “Estamos reforçando com os agentes na delegacia para resguardarmos ainda mais a instituição e os policiais”, finalizou.
Entenda
Com o incêndio, o Centro de Operação onde funcionam os controles das subestações, computadores e medidores foi danificado. Desde o ocorrido, nenhuma das cidades voltou a ter o serviço de energia restabelecido totalmente.
Está sendo feito um rodízio para que as cidades possam ter parcialmente energia. Apenas Cruzeiro do Sul está com 60% da distribuição fixa. No total, 16 geradores de energia foram danificados, a distribuidora começou a fazer o rodízio na quinta (4).
O incêndio deixou as cidade de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, no Acre, e Guajará, no AM, sem energia. Nesta sexta (5), o Ministério Público do Acre (MP-AC) informou que vai instaurar um procedimento para apurar as causas do incidente.