Em um ano, Justiça movimenta mais de 13 mil processos nos centros de conciliação de Rio Branco

Causas ajuizadas são avaliadas em até 40 salários mínimos. Casos mais comuns são relacionados à cobrança, divórcio e alimentos.


Em 2017, as unidades do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) movimentaram mais de 13 mil processos. A informação foi divulgada, nesta sexta-feira (26), pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC).


Nesses centros de conciliação, o cidadão pode ajuizar causas avaliadas em até 40 salários mínimos, que chega a mais de R$ 38 mil, e que não tenha como parte no processo um menor, incapaz ou pessoa presa.


Os casos mais comuns registrados nos centros estão relacionados com cobrança, divórcio e alimentos, de acordo com o tribunal. O atendimento do Cejusc ocorre em duas unidades, sendo uma na Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO) e outra na Cidade da Justiça.


Somente em dezembro do ano passado, durante a Semana Nacional de Conciliação, foram mais de 400 audiências, que resultou na negociação de R$ 93.338.


A Justiça Volante também faz parte do Cejusc, que atendeu mais de 1,6 mil conflitos entre pessoas envolvidas em acidentes de trânsito. Em 735 dos acidentes, as partes envolvidas entraram em acordo no local das ocorrências.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias