Cada equipamento deve ficar cerca de um mês em processo de instalação, segundo diretor http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativo e financeiro do Detran.
Mais de 50 radares eletrônicos começaram a ser instalados na capital acreana nos primeiros dias do ano em substituição aos antigos. O motivo, de acordo com o diretor http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativo e financeiro do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC), Fábio Ferreira, é a mudança da empresa responsável pelos equipamentos de monitoramento.
Ferreira ressalta que o processo de instalação de cada um dos novos radares leva em média um mês. Portanto, durante este período, o radar que foi trocado não vai funcionar.
“Nós tivemos uma licitação no final do ano passado, a empresa que ganhou optou na licitação por equipamentos novos e esses equipamentos possuem uma função de leitura automática de placa, que os antigos não possuíam. Temos hoje cerca de 55 radares na cidade que estão sendo substituídos”, informa Ferreira.
O diretor explica que a substituição ocorre de forma gradativa. “Alguns equipamentos já foram instalados e essa substituição vai acontecer ao longo do ano. Depois de instalado, o equipamento precisa da aferição do INMETRO, então a gente solicita e aí depende do calendário deles para deixar o radar regular para funcionar”, diz.
O Detran orienta ainda os condutores com relação aos cuidados com a velocidade máxima permitida nas rodovias enquanto os radares estiverem em processo de instalação.
“O cidadão tem que respeitar o que está previsto na placa de sinalização, ou seja, observar sempre as placas que sinalizam a velocidade máxima permitida. Independe de ter equipamento ou não tem que respeitar essa velocidade. E quem quiser conhecer os locais onde estão instalados os equipamentos basta acessar o site do Detran”, conclui o diretor.