Coordenação de Imunização do município diz que antes tinha semana que nenhuma vacina era dada, agora pelo menos oito doses são aplicadas por semana.
A notícia de casos de febre amarela em alguns estados tem provocado um aumento na procura por vacinas em Cruzeiro do Sul. Pessoas com viagens previstas para os estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo são as que mais têm procurado as unidades de saúde para se vacinar.
Thaiana Félix, coordenadora de Imunização do município, disse que é preciso ter calma e se certificar se a pessoa já não tomou a dose antes. Segundo ela, a vacina é em dose única, com validade para o resto da vida.
“Devido o surto nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, algumas pessoas que residem por lá e vão viajar têm procurado mais a vacina. Antes havia semana que não era aplicada nenhuma dose. Hoje aplicamos entre cinco a oito por semana”, falou.
A coordenadora alerta que as pessoas precisam se certificar se já não tomaram a vacina antes de procurar uma unidade de saúde.
“Algumas pessoas que tomaram a vacina antes e não têm mais a carteira estão procurando. Isso tem que ser visto com cautela. Quem tomou uma vez, não precisa mais tomar. A dose é única para a vida toda. A vacina é feita do vírus vivo atenuado. Isso pode causar algumas reações”, disse.
Atualmente, a coordenação dispõe de 1,2 mil doses que são liberadas para as unidades de saúde, mediante um calendário que foi estabelecido. A cada dia uma unidade de saúde é escolhida para disponibilizar a vacina.
A funcionária do posto de saúde do bairro Cruzeirinho Novo Eliana Silva Araújo, de 30 anos, aproveitou para se prevenir contra a doença.
“A febre amarela pode chegar aqui. Aproveitei que a vacina está disponível aqui para me prevenir. No meu trabalho atendemos pessoas de todos os lugares. Esta doença está se alastrando em alguns estados e ninguém sabe o que pode acontecer”, finalizou.