Economista destaca que o setor industrial voltou a contratar em 2017. Desempenho nas vendas do varejo subiu 1,5% no ano passado em todo o Brasil.
Os lojistas acreanos fecharam 2017 com resultado favorável nas vendas de final de ano. O resultado trouxe otimismo e eles acreditam em um aumento nas vendas em 2018.
Em uma loja de eletrodomésticos em Rio Branco, o aumento registrado foi de 30%, percentual que foi comemorado, já que o país enfrentou momentos difíceis na economia.
O gerente da loja, Paulo Cézar, relata que teve até de contratar mais funcionários nos meses de novembro e dezembro do ano passado para atender a demanda.
“Nós tivemos que contratar novos colaboradores, funcionários para atender nossos clientes conforme a nossa filosofia. Isso gerou novos empregos. Então, a gente espera em 2018 um ano de crescimento, um ano de inovação”, afirma.
O aumento no volume de vendas também foi sentido nos demais setores que estimulam a economia do país. O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho nas vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 1,5% em 2017. Os dados foram apresentados pela Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
Os principais setores que apresentaram crescimento foram de móveis e eletrodomésticos, vestuários, calçados, redes de supermercados, bebidas e alimentos.
A mudança no cenário econômico, mesmo que ainda com percentual pequeno, é vista de forma positiva pelo economista Carlos Franco. Segundo ele, o resultado é reflexo de um planejamento estratégico.
Redução de juros, expansão de crédito, melhoria dos níveis de renda e a diminuição do desemprego também fazem parte dos avanços da economia em 2017. O economista acredita que a tendência para os próximos meses seja satisfatória.
“O setor industrial começou a contratar em 2017. O ano passado fica marcado como o ano da virada”, afirma.