Mais de 1,3 mil trabalhadores estão cadastrados no Sicab, segundo a Secretaria de Pequenos Negócios.Órgão afirma que medida vai possibilitar direcionamento de políticas públicas.
Apartir de agora, os artesãos acreanos vão poder incluir o nome social na carteira de registro da profissão. O anúncio foi feito pela Secretaria de Pequenos Negócios (Sepn) no último sábado (20). Segundo o órgão, a opção para o uso do nome social foi incluída na ficha cadastral do novo Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).
Ao G1, o coordenador estadual de Artesanato Acreano, Wanderson Lopes, explicou que o Sicab é usado no Acre desde 2015 e que hoje 1.330 trabalhadores estão cadastrados em todo o estado.
“Isso vai facilitar para que a coordenação identifique essas pessoas e direcione as políticas públicas mais eficazes. Dessa forma, também vão poder saber quais os tipos de artesanatos produzidos por essas pessoas”, falou.
Lopes destacou que o uso do campo nome social no cadastro não é obrigatório e deve ser usado somente para os artesãos que tenham esse desejo.
“Essa foi uma resolução da Coordenação Nacional do sistema que fica em Brasília. Se a pessoa preencher com o nome social a impressão vai sair com esse nome. Dessa forma, esperamos que as pessoas se sintam incluídas”, complementa Lopes.