Projeto vai ser realizado todas as quintas-feiras de janeiro no Hospital da Criança, em Rio Branco. Ideia é levar distração e proporcionar alegria às crianças, diz Andrade.
Após vencer a luta de dois anos contra um câncer de medula, o estudante de psicologia Saulo de Andrade, de 36 anos, saiu determinado a ajudar crianças que estão internadas em hospitais. Foi então que ele criou um projeto que leva teatro, música e contação de histórias para pacientes do Hospital da Criança, em Rio Branco, todas as quintas-feiras de janeiro.
Andrade conta que foi diagnosticado com a doença em 2015 e há sete meses recebeu o transplante de medula. Segundo ele, durante o tratamento, começou a pensar no sofrimento de pacientes e principalmente de crianças e como seria possível proporcionar alegria para essas pessoas.
“Ficava pensando em uma forma de confortar e ajudar as pessoas que estão passando por alguma doença e precisam ficar internadas em hospitais. Aí surgiu essa oportunidade com a abertura do edital, escrevi o projeto e consegui ser selecionado”, contou.
O projeto é financiado pela prefeitura por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e conta com cinco pessoas, sendo um estudante de artes cênicas, um músico, um da área de filosofia e outro da literatura portuguesa, além de Andrade.
“A ideia principal é tentar proporcionar uma cura mais rápida, tirar a tensão das crianças que estão em tratamento e levar uma distração para elas. São contações de histórias do imaginário amazônico, além de filmes e música”, concluiu o idealizador.