Ícone do site Ecos da Noticia

Após dois meses de atrasos e representação no MP-AC, governo garante pagamento de estagiários nesta quarta (31)

Atraso no pagamento dos salários de estagiários ocorre desde novembro de 2017. Governo informou que pagamento dos meses de novembro e dezembro vão ser feito de uma única vez.


Após várias denúncias de atrasos, falta de pagamentos de bolsasa estagiários e sofrer uma representação pública no Ministério Público (MP-AC), o governo do Acre anunciou nesta terça-feira (30) que vai fazer quitar as dívidas relacionadas aos meses de novembro e dezembro do ano passado nesta quarta-feira (31).


Ao G1, o Executivo Estadual informou que 602 estagiários prestam serviços para os mais diversos órgãos do Estado.


G1 também tentou saber o montante geral que vai ser pago, já que os atrasos de novembro e dezembro vão ser sanados nesta quarta. Entretanto, o governo alegou, por meio da assessoria de comunicação, não ter as informações solicitadas devido ao fechamento das folhas de pagamento dos servidores públicos e dos estagiários, o que impediu de repassar os dados à reportagem.


Os atrasos ocorrem desde novembro de 2017, quando estagiários afirmaram que estavam com o pagamento atrasado há pelo menos 15 dias. Um estudante contou ao G1 na época que a Biblioteca Pública estava abrindo aos sábados e tinha decidido suspender os estagiários devido ao atraso. Segundo ele, o contrato prevê que os estudantes recebam no máximo até o dia 10 de cada mês.


Além da biblioteca, estagiários do Memorial dos Autonomistas, Palácio Rio Branco e outros locais também reclamavam do atraso.


Em dezembro do ano passado a situação voltou a se repetir pela segunda vez em menos de um mês. À época, por meio de nota, o governo do Acre informou que o maior compromisso era pagar os salários de novembro e dezembro, além do 13º dos servidores públicos.


Uma jovem, que não quis se identificar, disse que a bolsa era a única renda e que estava passando necessidades com a filha. “O aviso de corte da minha luz já chegou. Moro sozinha com minha filha e não estou indo trabalhar, pois não tenho como colocar crédito no meu cartão”, lamentou na época.


Após várias denúncias de atrasos e até falta de pagamentos de bolsas a estagiários, o advogado Gabriel Santos, que representa os estudantes, ingressou, na última quinta-feira (25), uma representação no Ministério Público do Acre (MP-AC) contra o governo do Estado para que sejam tomadas medidas cabíveis. A representação, segundo o advogado, foi encaminhada ao procurador-geral de Justiça do MP-AC.


Sair da versão mobile