Alguns passos podem ajudar pais a não caírem em armadilhas e pagar mais caro na hora de comprar. Em Rio Branco, muita gente já está se antecipando compra dos itens para os filhos.
Apesar de ainda estarmos no início do ano, já tem muita gente em Rio Branco que começou a comprar o material escolar dos filhos.
O adiantamento de alguns pais é um dos diversos passos que devem ser seguidos para evitar pagar mais pelo material escolar e evitar cobranças ou pedidos abusivos das escolas particulares nas listas de utensílios para os estudantes.
O primeiro passo para economizar é fazer uma pesquisa de preços nas lojas. Às vezes, no mesmo estabelecimento comercial, os valores dos mesmos itens variam mais de 80%. E é justamente isso que a secretária Alessandra Barbosa faz.
A mulher tem algumas táticas que segue para não cair em armadilhas: comprar bons produtos e fugir dos preços altos.
“ Primeiro eu pesquiso. Já tinha visto no Facebook o valor da mochila [na loja] e vim só pegar. Agora, vou ver o restante dos materiais que tão faltando. É nessa época que eu gosto de comprar. Já não tem a mochila que a minha filha quer, uma de unicórnio. Daqui uns dias já vai acabar os modelos mais bonitos, então eu prefiro comprar sempre antes de começar as aulas”, conta Alessandra.
Já a contadora Liliam Baratela tem uma estratégia diferente de Alessandra, mas também eficiente. Sem os filhos de 8 e 12 anos nas compras, ela procura os produtos com preços mais em conta, mas que também atenda as necessidades das crianças.
“A gente vai naquela questão da compensação. O [filho] mais novo é mais criterioso. O mais velho não liga tanto para personagens e qualidade”, afirma.
A produção do Jornal do Acre 2ª Edição montou dois quites básicos de material escolar: caderno, lápis, borracha, caneta, lápis de cor, estojo, mochila e apontador. O primeiro kit tem os itens mais em conta e o valor total dele foi de R$ 63.
Já o outro possui o mesmo material, mas eles foram mais caros. No total, o valor dos objetos chegou a R$ 534. A variação é grande e pesquisar vale a pena.
Além de pesquisar, em pelo menos três lojas, e se adiantar com as compras, outras dicas são importantes para não pagar mais caro e cair em armadilhas.
Os pais precisam analisar bem a lista de material fornecida pelas escolas. Trocar ou tentar comprar itens já usados também é uma boa saída. Comprar em maior quantidade pode resultar descontos. Também é importante fazer uma poupança.
De acordo com Nogueira Assem, gerente de uma papelaria em Rio Branco, a antecipação das compras é uma dica que já está sendo seguida pelos clientes do estabelecimento comercial.
“ A procura tem sido desde o início do mês. Esperamos esse movimento e a grande procura no final do mês de janeiro e fevereiro, mas os pais já estão bem atentos comprando”.